Projetos

A Divisão cuida da busca e divulgação de oportunidades de financiamentos, sejam eles fundos, grants, bolsas de estudo ou demais iniciativas que possam subsidiar a internacionalização do ensino, pesquisa e extensão da comunidade acadêmica da Universidade Estadual de Maringá. A Divisão de projetos internacionais também oferece suporte técnico para os interessados nas aplicações.


   

O suporte técnico oferece auxílio aos interessados em participar de oportunidades de financiamento ou não. Pelo suporte técnico é possível obter, de forma assistida, a ajuda em possíveis dúvidas e esclarecimentos em relação à apresentação geral da proposta, termos utilizados nos editais, dos critérios de elegibilidade e demais questões técnicas.

Aos interessados na internacionalização, o suporte técnico pode estabelecer uma ponte de comunicação entre as instituições estrangeiras, programas e fundações para consultar a possibilidade de financiamentos. O suporte técnico não é responsável pelo envio e redação das candidaturas. 


   

Sim. O responsável pela Divisão de Projetos Internacionais do ECI pode atender um grupo de interessados em financiamentos que possam subsidiar a internacionalização da pesquisa, ensino ou extensão. Nesse caso, são acolhidas as demandas do grupo e apresentadas as formas de viabilizar e impulsionar a internacionalização.

Para esse agendamento é preciso preencher o formulário a seguir: https://forms.gle/hXY3qr7SGHhw27UL6.


   

Não. A UEM, através do edital de mobilidade do ECI, seleciona alunos interessados em oportunidades internacionais. Os alunos aprovados recebem descontos, bolsas e concessões em universidades estrangeiras que tenham acordos internacionais vigentes com a UEM. Para maiores informações, consulte a Divisão de Mobilidade (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).


 

Para alunos da graduação é preciso ter completado o primeiro ano do curso. Para maiores informações consulte a Divisão de Mobilidade do ECI (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Alunos de pós-graduação devem verificar essa informação junto ao regulamento do curso de pós-graduação ao qual teve sua aprovação/entrada no programa.


           

Carta de recomendação é um documento que atesta as habilidades acadêmicas, profissionais e interpessoais de estudantes. A carta também pode indicar as habilidades necessárias em uma linha de pesquisa específica, ou o manuseio de aparelhos, softwares ou conhecimentos técnicos desempenhados de forma exemplar.

Sugere-se que a carta de recomendação seja solicitada a um supervisor na universidade de origem, mentor, orientador ou ainda ao docente da área da aplicação. O fornecedor da carta de recomendação deve receber o edital da aplicação para que possa estar ciente das informações que irá fornecer. Algumas aplicações já fornecem modelos específicos. A carta de recomendação deve ser redigida na língua solicitada no edital, estar em papel timbrado da instituição de origem e conter todas as informações do seu fornecedor.


 

A carta de motivação é um documento redigido pelo próprio candidato à bolsa, onde o mesmo descreve por quais motivos seria merecedor do subsídio. Essa modalidade de carta requer que o candidato expresse seus planos futuros, seus objetivos já alcançados e os que ainda deseja alcançar.

O ideal é que a carta de motivação tenha entre 500 a 1000 palavras, com texto claro e objetivo da argumentação, estar nas normais gramaticais da língua solicitada, expressando assim todas as informações sobre a necessidade da bolsa, a escolha da aplicação, a importância da linha de pesquisa (são dados importantes a serem avaliados). Prepare um bom layout, afinal é uma carta que pode garantir sua aprovação na aplicação.


 

Plano de estudo dispõe da organização e gerenciamento do tempo dedicado as atividades para atingir os objetivos acadêmicos propostos durante a bolsa. Nem todas as aplicações solicitam planos de estudo, mas quando solicitados auxiliam na avaliação da concessão. Isso porque refletem através de um cronograma, uma rotina de estudos, habilidades, objetivos e resultados a serem alcançados no período de vigência da bolsa.


 

Essa modalidade refere-se a um determinado apoio financeiro para custear oportunidades educacionais, em qualquer nível de ensino, em instituições estrangeiras. Scholarships podem financiar, dependendo da universidade, mensalidades, custos com hospedagem, seguro saúde ou passagens aéreas, ou ainda cobrir taxas, como as tuitions (anuidades).

Existem as bolsas need-based (necessidades financeiras do candidato) e as merit-based (bolsas por méritos do candidato).

*Leia atentamente as informações da aplicação antes de submeter sua candidatura.


 

Essa modalidade, diferente da anterior, é geralmente direcionada a estudantes que terminaram a graduação e querem pleitear cursos de pós-graduação em instituições estrangeiras. Fellowships podem garantir o financiamento de um projeto de pesquisa, numa determinada linha de pesquisa, por um determinado período.

As coberturas dependem das ofertas das instituições estrangeiras.

*Leia atentamente as informações da aplicação antes de submeter sua candidatura.


 

Essa modalidade também se configura como um apoio financeiro concedido aos estudantes ou pesquisadores, mas esses diferem das demais modalidades, por serem geralmente patrocinados por órgãos oficiais ou fundações.

Os grants também pode contemplar projetos de pesquisa na instituição estrangeira ou de origem.

*Leia atentamente as informações da aplicação antes de submeter sua candidatura.


 

A proficiência requisitada em aplicações varia de acordo com o edital. Geralmente os níveis de proficiência mais solicitados são na língua inglesa (intermediário, B2 ou acima), mas também existem nas línguas francesa, japonesa, alemã ou espanhola.

Nesse caso é preciso verificar junto a Divisão de Internacionalização em Casa do ECI para o esclarecimento de dúvidas quanto a proficiência.


 

Sugere-se que o candidato interessado em experiências internacionais inicie uma preparação de sua candidatura, desde o primeiro ano de graduação, mestrado, doutorado, ou em qualquer etapa de ingresso como membro da comunidade acadêmica da UEM.

Muitas oportunidades são anuais, ou de fluxo contínuo, outras apresentam prazos específicos para a inscrição. Assim, é necessário um preparo por cerca de 4-6 meses antes da candidatura.  Procure a Divisão de projetos internacionais para receber mais informações sobre o preparo das candidaturas.


 

Sim. A Divisão de projetos internacionais do ECI, juntamente com o setor de acordos internacionais podem auxiliar nas negociações, tentar intermediar a parceria entre as instituições estrangeiras e pesquisar opções de financiamentos no país de origem do referido contato.


 

O Escritório de Cooperação Internacional da Universidade Estadual de Maringá é um “X” ligado ao gabinete da reitoria e é composto pelos setores:

  • Setor de Mobilidade: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Divisão de Acordos: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Divisão de Internacionalização em Casa: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Divisão de Projetos Internacionais: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Secretaria do ECI: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Diretor de Cooperação Internacional: Dr. Márcio Pascoal Cassandre - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Coordenador de Cooperação Internacional: Dr. Renato Rego - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

   
  • +55 44 3011 4441
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Seg/Sexta: 07h30-11h30/13h30-17h30
© 2025. Powered by Assessoria de Comunicação Social