A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPZ) realizou em 30 de junho de 2025 o primeiro International Day, um encontro em que docentes e discentes puderam conhecer as experiências pessoais e acadêmicas dos colegas internacionais do Programa. Os pós-graduandos Daylen Barrueta (Cuba), Luis Castro (Venezuela), Sandra Diaz (Colômbia), Ibrahim Abdu, Ekaette Udoekong, Akinlolu Oluwafemi e Ibrahim Adeshina (Nigéria), e Carla da Graça João Finiosse e Nareta Vairede Figueiredo (Moçambique) compartilharam suas experiências internacionais, suas impressões sobre a UEM, perspectivas futuras e a repercussão da pós-graduação em suas vidas profissionais e na atuação em seus respectivos países e regiões. O acolhimento recebido no PPZ e na UEM, através do ECI, foi destacado. Os estudantes reconheceram a UEM como uma instituição altamente respeitada e demonstraram um sentimento generalizado de gratidão. A experiência na UEM representa, de acordo com seus depoimentos, possibilidade de trabalho com ensino e pesquisa, possibilidade de atuação junto a ONGs e de consultoria técnica internacional. Todos compartilham o sonho de retornar aos países de origem para exercer a profissão e aplicar os conhecimentos adquiridos. Os estudantes destacaram a gratuidade do ensino na UEM e valorizaram a realização de trabalho prático desde os primeiros anos da graduação. Um dos resultados deste evento promovido pelo PPZ é a interculturalidade, trazendo outras realidades para o contexto da UEM e – como disseram – tornando todos os participantes “cidadãos globais”.
O professor visitante internacional Alessandro Francisco Martins está sendo recebido pelo colega Oscar de O. Santos Junior, do Centro de Ciências Agrárias (CCA). O Prof. Martins é egresso da UEM e hoje está vinculado à Pittsburg State University (Estados Unidos) e desenvolverá atividades junto ao Programa de Pós-graduação em Ciência de Alimentos (PPC).
Os professores visitantes internacionais Osney Perez Ones (Universidad Tecnológica de la Habana, em Cuba) e José Maria Ponce Ortega (Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo, no México) estão sendo recebidos pelos colegas do Centro de Tecnologia (CTC), Caliane Bastos Borba Costa e Mauro Ravagnani. Ambos desenvolverão atividades relacionadas aos Programas de Pós-graduação em Engenharia Química (PEQ) e Engenharia de Produção (PGP).
A professora visitante internacional Ana Carolina Ronda (Universidad Nacional del Sur, Argentina) esteve no ECI, acompanhada da professora Evanilde Benedito e suas orientandas. As professoras desenvolvem atividades conjuntas junto ao Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (PEA) e o Nupélia. O professor visitante internacional João Ricardo Nickenig Vissoci (Duke University, Estados Unidos) também esteve no ECI, acompanhado da professora Lenamar Fiorese do Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física (PEF). Durante a sua permanência na UEM, o professor desenvolverá atividades de pesquisa e ministrará disciplina.
Estiveram no ECI o professor visitante Antônio Alberto Teixeira Gomes (Universidade do Porto, Portugal) acompanhado da professora Valéria Lima, com quem desenvolve atividades no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PGE). O professor Raúl Fernando Guerrero Castañeda (Universidad de Guanajuato, México) está sendo recepcionado pela professora Maria Aparecida Salci para desenvolver atividades junto ao Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PSE). A professora Cristina Elizabeth Almeida Naranjo (Universidad de Las Américas, Equador) esteve acompanhada pela professora Rosângela Bergamasco, sua anfitriã, e desenvolverá atividades junto ao Programa de Pós-graduação em Biotecnologia Ambiental (PBA).
Com a chegada destes professores visitantes internacionais a UEM já recebeu 13 dos 35 contemplados pelo Edital 03/2025-ECI. Além das atividades de Internacionalização em Casa desenvolvidas no Campus, muitos Acordos de Cooperação têm sido firmados com as instituições de origem destes docentes, além disso outros desdobramentos para atividades futuras têm sido planejados, como dupla-diplomação, cotutela e mobilidade discente.
No dia 24 de julho de 2025, o Prof. Dr. Danilo Fernandes da Silva, Professor Assistente do Departamento de Estudos do Esporte da Bishop's University (Sherbrook, Canada) visitou o ECI para tratar de assuntos referentes a Acordos de Cooperação entre as duas universidades. O Prof. Danilo é egresso da UEM, formado em Educação Física, realizou Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação Física (PEF) e desde 2019 atua no Canadá como pesquisador e docente. O professor nunca perdeu seu vínculo com a UEM, mantendo parcerias de pesquisa e colaboração com pesquisadores locais, sobretudo na Área de Sport Science.
O Programa de Tutoria e Acolhimento de Estudantes Internacionais da UEM recebeu a inscrição de 28 estudantes interessados em atuar como tutores no segundo semestre de 2025. A iniciativa busca promover o acolhimento de estudantes internacionais, contribuindo para sua adaptação à vida universitária e à cidade. Os tutores participaram, no dia 16 de julho de 2025, de uma tarde de formação para receberem orientações sobre comunicação intercultural, mediação de conflitos e suporte acadêmico e prático. A presença dos tutores é essencial para auxiliar na superação de barreiras linguísticas e na integração dos estudantes internacionais à comunidade universitária.
No dia 03 de julho de 2025, a UNATI promoveu a palestra "Cognición y actividad física en adulto mayor", ministrada pela Profa. Dra. Laura Elizabeth Castro Jiménez (Universidade Pedagógica Nacional, Colômbia). A professora está na UEM por 30 dias, contemplada pelo Edital para Professores Visitantes Internacionais 03/2025-ECI. O evento foi um sucesso e contou com grande interação com o público. A professora esteve acompanhada pela Profa. Fabiana Andrade Machado, da Divisão de Internacionalização em Casa do ECI/UEM, e pela graduanda Harumy Aono, estagiária de comunicação do ECI. A atividade reforça o compromisso do ECI em proporcionar experiências internacionais à comunidade da UNATI, assim como o compromisso da UNATI com ações que valorizam a longevidade ativa e o intercâmbio internacional de saberes.
A UEM recebeu dois estudantes de Doutorado sanduíche por meio do programa Move La América, voltado à mobilidade acadêmica na América Latina. Juan José Conde Espinosa (Ciências Farmacêuticas) e Jorge Iván Pérez Alvariño (Engenharia Química) passarão um período na Universidade desenvolvendo parte de suas pesquisas. A recepção contou com o apoio de Daniel Camilo Triana Cordero, aluno de graduação da UNICOC (Colômbia) que também participa de intercâmbio na UEM.
As inscrições para as turmas de Português como Língua Adicional (PLA) estão abertas até dia 30 de julho. O curso tem por objetivo atender a comunidade interna e externa da UEM, promovendo a aprendizagem do Português para falantes de outros idiomas. Assim, serão apresentados conteúdos linguísticos, culturais e locais, proporcionando uma experiência completa de integração. Os níveis ofertadossão: • Básico I • Básico II • Intermediário II Horário das aulas: Noturno, das 18:00 às 19:30h, duas vezes por semana Custo: Gratuito Público-alvo: Pessoas com idade mínima de 17 anos Como se inscrever? Preencha o formulário disponível neste link. Essa é uma excelente oportunidade para aprender português, conhecer a cultura brasileira e ampliar suas conexões com a comunidade acadêmica e local.
No dia 21 de julho de 2025 a Divisão de Internacionalização em Casa (IeC) realizou mais uma reunião virtual com a Profa. Dra. Carla Camargo Cassol para discutir e tratar do tema IdC na UEM avançando nas questões relativas aos trabalhos que estão em desenvolvimento na Universidade. Participaram da reunião as professoras Fabiana Andrade Machado e Márcia Marcondes Altimari Samed (ambas da IeC) e o Coordenador do ECI, Prof. Dr. Renato Leão.
No 2º semestre de 2025, a UEM receberá 13 estudantes internacionais por meio do Programa de Mobilidade Acadêmica coordenado pelo ECI. Serão 10 graduandos da América Latina vindos de instituições parceiras, que virão com auxílio financeiro, além de dois estudantes da Università della Calabria (Itália) e 1 da Universität Würzburg (Alemanha). O número de estudantes internacionais na UEM aumenta a cada semestre e é resultado das parcerias firmadas com universidades estrangeiras, muitas delas estabelecidas por iniciativa dos docentes da UEM, com o apoio do ECI. Esse movimento é impulsionado pela excelência do ensino e pela qualidade de vida em Maringá, tornando a UEM um destino cada vez mais atrativo para estudantes do mundo todo.
Novos Acordos de Cooperação foram firmados entre a UEM e universidades internacionais. No dia 12 de junho de 2025, foi renovado o Acordo com a Universidad Pública de Navarra (Espanha), abrangendo tanto um Acordo Amplo quanto um Acordo de Mobilidade, com validade até 12 de junho de 2030. Em 25 de junho de 2025, foi firmado um novo Acordo Amplo com a Universidad La Salle Bajío (México), com vigência até 25 de junho de 2030. Por fim, em 30 de junho de 2025, a UEM assinou Acordos Amplo e de Mobilidade com a Pontificia Universidad Católica de Valparaíso (Chile), uma das mais reconhecidas universidades chilenas, e este Acordo estará vigente até 30 de junho de 2030. Esses Acordos de Cooperação reforçam o papel estratégico da UEM na promoção da Internacionalização do Ensino Superior e no incentivo à formação de cidadãos globais.
We use cookies to improve your experience on our website. By browsing this website, you agree to our use of cookies. Read more about our Privacy Policy.