O ECI participou do 35° Encontro da Rede Zicosur Universitário, realizado entre os dias 3 e 5 de abril em Salta, na Argentina. O encontrou reuniu reitores e assessores internacionais de universidades públicas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Perú. Uma das palestras do evento tratou das Boas Práticas de Internacionalização: estrutura, organização e comunicação do ECI – UEM. O presidente da rede Zicosur, prof. Miguel Sanches, reitor da UEPG, apresentou o trabalho do ECI como referência de internacionalização no Paraná. Na palestra, o Coordenador de Cooperação Internacional, Prof. Renato Leão detalhou o trabalho do escritório, em especial as iniciativas de intercâmbio virtual; o radar de projetos e oportunidades; os programas de tutoria e acolhimento de estudantes internacionais; e a simplificação do processo para acordos internacionais. Na reunião de reitores foi aprovada a criação da cátedra Zicosur. Esta cátedra oferecerá palestras e cursos virtuais sobre temas de interesse, especialmente o desenvolvimento social sustentável. Na ocasião, foi assinado um documento de compromisso das IES com o cumprimento e a disseminação dos objetivos do desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.
No dia 07 de abril, domingo, membros da equipe do ECI promoveram uma tarde de recreação para os alunos internacionais. Eles se reuniram no Eurogarden, espaço público ao ar livre dentro da área urbana da cidade, junto dos alunos que chegaram em Março ao Brasil por meio dos programas Pré PEC-G e PEC-G. Uma variedade de jogos e atividades foi realizada com o propósito de fomentar a integração e o companheirismo entre os estudantes, além de apresentar a eles um pouco mais de Maringá.
A equipe do ECI participou da Conferência FAUBAI-2024 (Associação Brasileira de Educação Internacional) com o tema "Convidando para uma Nova Jornada" na cidade de São Paulo, entre os dias 20 e 24 de abril. A programação do evento incluiu debates sobre a internacionalização das universidades brasileiras e estrangeiras por meio de workshops, plenárias e sessões de apresentação de trabalhos. A equipe do ECI apresentou oito trabalhos sobre as experiências da gestão do escritório, bem como as atividades de COIL, acolhimento de estudantes internacionais e políticas de internacionalização da UEM. Criada em 1988, a FAUBAI reúne gestores e responsáveis por assuntos internacionais de mais de 200 instituições de ensino superior brasileiras, que têm nesta conferência espaço para discutir temas relacionados à internacionalização, bem como promover aproximações com universidades de todo o mundo, que divulgam suas oportunidades por meio de embaixadas, consórcios de universidades, agências de intercâmbio, instituições de pesquisa e escritórios de governos internacionais.
A Profa. Ilaria Rubino, da Université de Sherbrooke, do departamento de Engenharia Biotecnológica e Química visitou a UEM no dia 22 de abril. Acompanharam a visita Rosilene Fressatti Cardoso (Chefe de Departamento - DAB e líder do grupo de pesquisa em Bacteriologia Médica, área de Mycobacteriologia); Melyssa Negri (Coordenadora do PCS); Regiane Bertin de Lima Scodro (Coordenadora do LEPAC); Katiany Rizzieri Caleffi Ferracioli (Professora do DAB); Jean Eduardo Meneguello (Pós-doutorando no Laboratório de Bacteriologia Médica); Carolina Trevisolli Palomo (doutoranda do PCS), Gabriella Letícia Bonone (doutoranda do PCS, Giulienne Karla Pereira da Silva (mestranda do PCS), Renata Alexandre de Oliveira (mestranda do PCS); Juliano Hiroyuki Ito (aluno de graduação em Biomedicina). A Profa Ilaria desenvolveu a presente mobilidade com o intuito de realizar visita técnica ao DAB, LEPAC, PCS e ao lab NB3 com a finalidade de estreitar colaborações com o grupo de pesquisa Bacteriologia Médica, área de Mycobacteriologia e o PCS. Além da possibilidade de receber o aluno de graduação em Biomedicina para desenvolver trabalho de curta duração, por meio do ELAP.
O exame do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), foi aplicado na Universidade Estadual de Maringá (UEM) pela primeira vez. As provas foram realizadas nos dias 23 e 24 de abril, no Instituto de Línguas (ILG), localizado no campus sede da UEM. No primeiro dia a avaliação consistiu em um teste escrito, com foco em interpretação de diferentes gêneros textuais. No segundo dia, os candidatos passaram por uma prova oral individual. O Celpe-Bras é o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros desenvolvido e outorgado pelo Ministério da Educação (MEC), aplicado no Brasil e em outros países com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Trata-se do único certificado brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira oficialmente reconhecido. Internacionalmente, é aceito em empresas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa e, no Brasil, é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação. O exame testa a habilidade de comunicação oral e escrita em Português do Brasil em uma variedade de situações do cotidiano. Por meio de um único exame, são avaliados quatro níveis de proficiência: Intermediário, Intermediário Superior, Avançado e Avançado Superior. Para a próxima edição, que acontecerá em outubro, o número de vagas será incrementado, a fim de atender à crescente demanda local. Para mais informações ou em caso de dúvidas sobre o exame, é possível contatar o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
No final de março, a UEM e a HUSE (Hunan University of Science and Engineering) da China, iniciaram uma colaboração, por meio de dois cursos de línguas ofertados para suas comunidades acadêmicas. A UEM está ofertando, por meio do PLA (Português como Língua Adicional) um curso de introdução a língua portuguesa, ministrado pela professora Julia Daher e a HUSE um curso de chinês, ministrado pelo professor He Xin, intitulado “Travel in China”, combinando a língua chinesa com introdução a atrações culturais chinesas.
As aulas de português para estudantes de Pré-PEC-G começaram no último dia 09 e acontecerão de segunda a quinta-feira entre abril a outubro. O Programa Pré PEC-G antecede o ingresso do(a) estudante na graduação e tem como objetivo desenvolver a competência na língua portuguesa, colaborando para a inserção dos estudantes no ambiente acadêmico. Com este curso, os estudantes internacionais poderão prestar o exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) e ingressar no Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC-G). O curso foi implementado este ano na UEM por meio do PLA (Português como Língua Adicional) com apoio do ECI e do Prointe.
No dia 21 de março, a assistente de ensino de língua Inglesa (English Teaching Assistant - ETA), Gabriela Perez, de Chicago, chegou a Maringá. Ela faz parte do Programa ETA, da Fullbright/Capes, e ficará na UEM até dezembro deste ano. No dia 25, ela foi recepcionada pela equipe do ECI e já iniciou suas atividades, conhecendo diferentes contextos da universidade: ela participou de aulas de inglês do Paraná Fala Inglês (PFI), Instituto de Línguas (ILG) e Universidade da Terceira Idade (UNATI).
Envolvendo estudantes da UEM, Penn State, University of Florida, University Of Abou Bekr Belkaid (Algeria) e Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán (Honduras), em Abril foi iniciado o curso “Developing Global Citizenship through Interdisciplinary Conversations". Com foco nas ODS’s, o curso estimula o pensamento crítico e a colaboração entre estudantes de diversas origens culturais e acadêmicas. O objetivo é capacitar os participantes a se tornarem cidadãos globais ativos e engajados, capazes de contribuir para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelas Nações Unidas.
No dia 8 de abril o ECI e o gabinete da Reitoria recepcionaram 16 estudantes internacionais. O evento contou com a presença da chefe de gabinete, profa. Maria Luisa Furlan Costa, representando o reitor Leandro Vanalli, do pró-reitor de Ensino (PEN), prof. Marcos Vinicius Francisco, e do professor do Departamento de Enfermagem (DEN), Mayckel Barreto, encarregado da mobilidade acadêmica do ECI, além da equipe do Escritório. Dez destes alunos são do Pré-Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (Pré-PEC-G), um programa do governo federal em colaboração com países em desenvolvimento. Estes alunos estão na UEM para estudar a língua portuguesa a fim de ingressar em cursos de graduação em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. As vagas nestes cursos são direcionadas a jovens de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais, principalmente da África, América Latina e Caribe. Outros seis alunos fazem parte do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) e farão a graduação na UEM. Estes alunos são provenientes de Cabo Verde, Angola, Senegal, Paraguai, Jamaica, Nigéria, Cuba, República Democrática do Congo, Gana, Gabão e Benin. Oferecer atividades extracurriculares aos estudantes internacionais é uma das estratégias de acolhimento e no primeiro semestre letivo de 2024, a professora Sheilla P. Dias de Souza do curso de Artes Visuais está oferecendo 2 vagas para estudantes internacionais, na disciplina “Produções Artísticas: Escultura 2”. As aulas serão todas às quartas-feiras das 13:30 às 17h50h, sala 09, Bloco A 34.
Resultado do trabalho de divulgação de oportunidades e de eventos promovidos pelo ECI, o número de estudantes de graduação interessados em realizar a mobilidade internacional continua crescendo. Neste momento, 34 graduandos da UEM se preparam para frequentar uma instituição internacional parceira, a partir de agosto de 2024. As universidades europeias são as mais procuradas, seguidas pelas universidades latino-americanas. Em relação à mobilidade inbound, 13 estudantes internacionais farão sua experiência de estudos na UEM. São estudantes europeus, costarriquenhos e colombianos.
O prof. Dr. Mayckel Barreto, da divisão de mobilidade do ECI, participou entre os dias 23 e 25 de abril da Semana Internacional da Universidad de Huelva (UHU) na Espanha. A UEM e a UHU estão em processo de estabelecimento de acordo de cooperação e essa visita ampliou as discussões e fortaleceu o vínculo já previamente estabelecido. Além disso, nesse evento havia representantes de dezenas de universidades europeias, africanas e latino-americanas ampliando a atuação da UEM no contexto internacional.
O setor de projetos iniciou o desenvolvimento de um novo produto alinhado com o planejamento estratégico de internacionalização do ECI e da Universidade Estadual de Maringá, com a criação de flyers temáticos para setores-chave da UEM. O primeiro produto entregue foi do laboratório Fab Lab Design UEM, localizado no Campus Regional de Cianorte e estamos desenvolvendo o PEA – Programa de pós-graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais. Esses flyers tem o objetivo de fortalecer a divulgação internacional dos serviços oferecidos, fomentar parcerias e consolidar a internacionalização dos setores. Desde o início deste ano, o setor de projetos tem desenvolvido boletins periódicos com editais e oportunidades internacionais voltadas para a mobilidade docente, vagas de pós-doutorado e financiamento internacional para projetos temáticos. Esses boletins têm sido divulgados aos programas de pós-graduação e têm o objetivo de estimular uma maior inserção internacional da pesquisa da UEM.
No mês de abril foram assinados acordos com a Universidad de Chile (Chile), a Universidad Mayor, Real y Pontificia de San Francisco Xavier de Chuquisaca (Bolivia), a Universidad Nacional de Missiones (Argentina) e a Universidad Nacional de Salta (Argentina); O Acordo com a Universidad de Chile vem do trabalho do professor Marcelo Carlos de Proença e seu orientando Caleb da Silva Araujo Campelo do programa de pós graduação em Matemática da UEM e do professor Patricio Luis Felmer Aichele da Uchile. O Acordo com a Universidad Nacional de Salta vem do trabalho conjunto entre o professor Mayckel da Silva Barreto do departamento de Enfermagem da UEM e da professora Maria Ximena Segón Barni da UNSA. O Acordo com Universidad Mayor, Real y Pontificia de San Francisco Xavier de Chuquisaca foi assinado por nosso Reitor Leandro Vanalli em sua visita para a comemoração dos 400 anos da U.S.F.X.CH.
We use cookies to improve your experience on our website. By browsing this website, you agree to our use of cookies. Read more about our Privacy Policy.