O ECI marcou presença na 43a Semana da Administração (SEMAD) da UEM, evento organizado pelo Departamento de Administração (DAD). Na segunda-feira, 26/02, os professores Renato Leão Rego e Luciana Cabrini Simões Calvo apresentaram sobre os desafios e as possibilidades da internacionalização na UEM, além de explicarem sobre as iniciativas de Internacionalização em Casa. Na quarta-feira, 28/02, Lilian Fittipaldi Gardin Berdu conversou sobre mobilidade com os participantes. O ECI agradece ao DAD pela oportunidade e estamos à disposição para auxiliar a comunidade acadêmica na busca por uma internacionalização mais abrangente e inclusiva.
No dia 6 de Março, o ECI participou do VI Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários (Cielli), evento promovido pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PLE), da UEM. O coordenador de Cooperação Internacional, o prof. Renato Leão Rego, e a profa. Luciana Cabrini Simões Calvo, da Divisão de Internacionalização em Casa, fizeram parte da mesa-redonda “Internacionalização no ensino superior”, interagindo com vários participantes do evento.
O ECI dá as boas-vindas às novas integrantes da equipe, Beatriz e Giovana, que irão auxiliar o escritório a prestar melhores serviços para a comunidade acadêmica da UEM. Beatriz irá atuar na secretaria e Giovana irá trabalhar com o Grupo de Comunicação, auxiliando na divulgação das atividades realizadas pelo escritório.
Ainda durante o VI Cielli, evento da Pós-graduação em Letras, integrantes da Divisão de IeC apresentaram trabalhos acadêmicos, desenvolvidos como fruto da atuação no ECI. No dia 6/3, Milena Alonso, Felipe Lisbôa e Felipe Piva apresentaram o trabalho “A Construção Conjunta de um Glossário de Termos Acadêmicos”, orientados pelas professoras Aline Cantarotti e Luciana Cabrini Simões Calvo. Já no dia 7/3, também pela manhã, Luciana Cabrini Simões Calvo, Luana de Oliveira e Felipe Lisbôa apresentaram o trabalho intitulado “Política Linguística para Internacionalização: ações desenvolvidas pelo Escritório de Cooperação Internacional da UEM”.
As professoras Luciana Cabrini Simões Calvo, do Departamento de Letras Modernas (DLM), e a professora Syntia Lemos Cotrim, do Departamento de Engenharia de Produção (DEP), foram selecionadas para participar de um evento promovido pela Embaixada dos Estados Unidos (EUA) no Brasil. Cinquenta professores de 28 universidades, de 11 estados brasileiros, participaram do evento, em São Paulo, com foco em Internacionalização e Inglês como Meio de Instrução.
Estudantes de graduação e pós-graduação da UEM podem se inscrever em uma oportunidade de intercâmbio virtual promovida pela UEM, em parceria com universidades de Honduras, Estados Unidos e Argélia. O intercâmbio virtual será realizado em inglês e terá como foco os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). As atividades síncronas e assíncronas ocorrem entre 25 de março e 16 de abril, com carga horária total de 8 horas e oferta de certificado de participação. Mais informações pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Docentes da UEM e Unesp estão interagindo em plataformas síncronas e assíncronas para aprenderem mais sobre Intercâmbio Virtual. O curso, promovido pelo ECI e pela Assessoria de Relações Externas da Unesp, está ocorrendo entre 04 de março e 04 de abril.
A Institución Universitaria Colegios de Colombia, Colômbia, abre oportunidades para docentes de Odontologia, Psicologia, Negócios Internacionais, Direito, Engenharia de Sistemas e Engenharia Industrial, interessados em parcerias para o desenvolvimento de Classe Espelho. O Instituto Tecnológico de Sonora, México, divulga disciplinas dos cursos de Turismo, Engenharia Industrial e de Sistemas, Mecatrônica, Administração, Letras-Inglês, Pedagogia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Engenharia de Software, Psicologia, Design Gráfico, Engenharia Química, Educação Física e Biotecnologia para colaborações em iniciativas de intercâmbio virtual/COIL. Por sua vez, a Corporación Universitária del Huila (CORHUILA), Colômbia, compartilha oportunidades para docentes interessados em parcerias para o desenvolvimento de atividades de intercâmbio virtual em disciplinas de Engenharia de Sistemas, Engenharia Industrial, Engenharia Ambiental, Engenharia de Energias Renováveis, Mecatrônica, Negócios Internacionais, Mercado e Publicidade, Administração, Medicina Veterinária e Zootecnia. Para saber mais sobre essas divulgações, entrem em contato com o setor de IeC, pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
A UEM, em parceria com a Hunan University of Science and Engineering, da China, está oferecendo cursos de Portugês como Língua Estrangeira para alunos chineses e, em contrapartida, a universidade chinesa está oferecendo curso de mandarim básico para brasileiros. O curso de mandarim será ofertado toda quarta-feira, das 9h às 10h15, a partir do dia 27 de março, de forma gratuita. As aulas serão ministradas em inglês.
A partir de abril, o ECI oferecerá, para a comunidade acadêmica da UEM, vouchers para outro teste de proficiência em inglês: o PROGOS, um teste desenvolvido por Inteligência Artificial e que segue as classificações do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas. Para mais informações sobre o teste e o voucher, entre em contato pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
O Centro de Escrita Acadêmica da UEM está de volta às atividades, anunciando a abertura do primeiro edital, com inscrições até 31/03, para revisão e tradução de artigos acadêmicos para a língua inglesa. Os requisitos para inscrição estão disponíveis no Edital 003/2024, publicado no site do ECI, clicando aqui. Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
“A experiência internacional de intercâmbio promoveu a prática de língua estrangeira entre os discentes e docentes dos cursos de graduação e pós-graduação. Além disso, gerou um cenário favorável para a troca de experiências culturais e profissionais das áreas de Engenharia do Brasil e México. As atividades de intercâmbio foram planejadas e organizadas em ambientes virtuais de ensino o que gerou um espaço para a consolidação dos conhecimentos e técnicas, promovendo uma formação mais ampla e robusta.” - Edwin Cardoza
“A participação no Edital nº 037/2023 foi uma ótima experiência para ofertar uma disciplina em outro idioma, de maneira formal, em parceria com docentes de universidades estrangeiras (Itália e Canadá) envolvendo alunos da Área da Saúde de oito diferentes IES. Para além do conteúdo formativo e aprendizado foi uma excelente oportunidade para fortalecer e ampliar parcerias acadêmico-científicas.” - Fabiana Andrade Machado
“Participar da seleção do Edital 037/2023 me ofereceu muitas oportunidades, a primeira foi de iniciar um projeto que tinha começado alguns anos atrás, mas sem apoio financeiro e sem um respaldo. Acredito que será o início de muitas parcerias para o crescimento profissional dos nossos alunos e dos alunos das instituições parceiras. Agradeço à professora Luciana e ao ECI por todo o suporte oferecido desde o planejamento do projeto até a execução.” - Patrícia Hilário Tacuri Cordova
“A experiência pedagógica proporcionada pela bolsa recebida foi extremamente enriquecedora. De um lado, pela oportunidade de reinvenção pedagógica, gerada pelos desafios de ofertar uma curso bilíngue. Igualmente valioso, foi o estímulo pela busca de mais subsídios para que minhas aulas dialoguem mais proximamente com o variado horizonte da internacionalização. Enfim, trata-se de uma iniciativa a ser mantida, ampliada e aprimorada não apenas pelo ECI, mas pela Fundação Araucária.” - Carlos Herold Junior
As mestres Nareta Vairede Figueiredo e Carla da Graça João Finiosse passaram pelo ECI em despedida da UEM. Elas são moçambicanas e cursaram o mestrado em Zootecnia na UEM, orientadas pelo prof. Carlos Antonio Lopes Oliveira. As acadêmicas defenderam as seguintes dissertações no dia 19 de fevereiro de 2024: Dimorfismo sexual para peso corporal de tilápias do nilo (oreochromis niloticus) e avaliação do dimorfismo sexual para a velocidade de crescimento em tilápia-do-nilo (oreochromis niloticus) em dois sistemas de produção. Elas estão ligadas ao CEPAQ- Centro de Pesquisa em Aquicultura, Chókwè, Moçambique. O material genético desenvolvido pelo Programa de Melhoramento Genético de Tilápias do Nilo da Universidade Estadual de Maringá (TILAMAX/UEM) e pelo grupo de Pesquisa PeixeGen foi enviado para Moçambique e está alojado no CEPAQ e fará parte de um material genético que será distribuído aos alevinocultores e piscicultores deste país.
No dia 08 de março, a professora Lilian Berdu foi recebida pelo Diretor Adjunto da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI – USP), Prof. Dr. Paulo Henrique Braz-Silva. O intuito dessa visita foi o de promover trocas relativas ao processo de trabalho que ambos escritórios têm desenvolvido para a ampliação e o fortalecimento da internacionalização em seus contextos acadêmicos.
Por meio do Programa MARCA, está aberto o edital para seleção de alunos dos cursos de graduação em Enfermagem, Agronomia, Engenharia Civil e Engenharia de Alimentos, os quais poderão cursar um semestre letivo em universidades latino-americanas parceiras. O MARCA consiste num programa regional destinado a instituições de educação superior acreditadas dos países associados do MERCOSUR, contando historicamente com a participação da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai.
No mês de março, estamos recepcionando estudantes internacionais à UEM, sendo dez alunos Pré PEC-G (Programa de Estudantes-Convênio de Graduação) que vieram ou virão para estudar a língua portuguesa, oriundos da África e América Latina. Além disso, até maio chegarão mais seis alunos vinculados ao Programa PEC-G para estudarem na UEM nos cursos de Biomedicina, Engenharia Elétrica, Administração e Ciências Contábeis.
Em Março, a UEM firmou acordo com duas universidades: a Université Laval, Canadá, e a Universidade da Maia, Portugal. O acordo com Université Laval vem da parceria da professora Eliane Domingues, do DPI, e da professora Lucienne Martins Borges, do Canadá. Por sua vez, o acordo com a universidade da Maia inclui um acordo de mobilidade e um Acordo Erasmus na área de Educação Física, e vem da parceria da professora Fabiana Andrade Machado, do DEF, com a Universidade portuguesa.
We use cookies to improve your experience on our website. By browsing this website, you agree to our use of cookies. Read more about our Privacy Policy.