Visitaram a UEM o representante da Study in Japan, professor Álvaro Kanasiro (Universidade de Tsukuba) e os servidores da SETI, Paulo Schmidt e Gisele Onuki. Os visitantes foram recebidos pela Vice-Reitora, professora Gisele Mendes, e pela equipe do ECI. A pauta foi sobre as oportunidades oferecidas pelas universidades e pelo Governo japonês para estudantes internacionais. Kanasiro também fez uma apresentação aberta à comunidade acadêmica da UEM apresentando as várias bolsas disponíveis, os cursos oferecidos em inglês e os procedimentos para candidatura. Na ocasião também foi tratado da organização da vinda de uma comitiva de pesquisadores japoneses da Área de Alimentos à UEM. Esta comitiva deve visitar o Campus Sede em fevereiro de 2025. Um primeiro contato entre esses pesquisadores e docentes da UEM da Área de Produção de Alimentos (Ciências de Alimentos, Engenharia de Alimentos, Agronomia, Zootecnia entre outros) acontecerá por meio de webinários em outubro para que possam se conhecer e apresentar as pesquisas que desenvolvem. Esta iniciativa está sendo conduzida pelo ECI.
Os professores portugueses Mariana Henriques e Luís Melo, do Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho e da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, respectivamente, visitaram o ECI acompanhados da coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PCS), professora Melyssa Negri e foram recebidos pelos professores Fabiana Andrade Machado e Fabiano Burgo. Na ocasião foram tratadas das parcerias institucionais e da possibilidade de implementação de Intercâmbio Virtual entre as instituições.
O Reitor da UEM, professor Leandro Vanalli, e o Coordenador de Cooperação Internacional, professor Renato Leão, participaram de uma reunião virtual com o Presidente da Câmara do Comércio Brasil-Coreia do Sul para tratarem de possíveis ações conjuntas visando a colaboração entre a UEM e Universidades coreanas.
O Conselho de Administração (CAD) da UEM aprovou e o Reitor assinou o Acordo de Cooperação entre a Universidade e a ACNUR, Agência das Nações Unidas para Refugiados. A UEM já desenvolve uma série de ações que chancelaram a viabilidade deste acordo, entre elas: o acolhimento extensionista aos cientistas ucranianos e docentes e discentes palestinos, a oferta de cursos de Português como Língua Adicional, a oferta de vagas nos cursos de Graduação para Refugiados e Migrantes, dentre outras atividades. A UEM conta também com Política e Comitê Gestor para Ações Ligadas aos Refugiados e Migrantes e Representação Permanente no Conselho de Direitos Humanos. Esta cooperação permitirá à UEM expandir sua atuação internacional e pleitear recursos para o acolhimento de Refugiados e Migrantes.
Marcio Cassandre esteve na Universidade Veracruzana (UV) entre os dias 04-06/09 na cidade de Xalapa. Reuniões foram realizadas com diversos membros da Escuela para Estudiantes Extranjeros, na qual foi possível estabelecer o início de um acordo internacional. Durante a visita, foram discutidos temas como mobilidade estudantil, cooperação acadêmica, expansão de programas internacionais e intercâmbio virtual com vários representantes de cada setor de internacionalização da universidade mexicana. A UV também ofereceu oportunidades para o ensino de espanhol aos alunos da UEM e demonstrou interesse em cursos de Português para seus estudantes e professores, visando ampliar as interações com a América Latina. Na mesma semana, a UV organizou o 4º LATAM COIL, reunindo especialistas para discutir práticas inovadoras em ensino colaborativo virtual internacional. A UEM teve dois trabalhos, sendo um deles "Diagnóstico e Intervención en Recursos Humanos: Un Estudio Aplicado Utilizando COIL y PBL", que abordou soluções para problemas empresariais com base nas metodologias de Problem-Based Learning (PBL) e Collaborative Online International Learning (COIL) de autoria do professor Marcio Cassandre da UEM e do professor Yhon Patiño da UNICOC da Colômbia. O segundo foi o painel "Tailoring and implementing a professional development course on Virtual Exchange for University professores: what contextual needs should be addressed?" de autoria de Luciana Cabrini Simões Calvo, Ana Salomão, Gustavo Primo e Milena Alonso.
O professor Roger Mormul, do PEA, recebeu dois colegas nigerianos para estágio pós-doutoral na UEM. Os professores Mandu Asikpo Essien-Ibok e Ofonmbuk Ime Obot, ambos da Universidade de Uyo, no sul da Nigéria, contam com financiamento do governo nigeriano. Além deles, outros seis pesquisadores nigerianos realizarão estágio pós-doutoral em programas da UEM. Esta interação é parte do Programa FAUBAI-FARA e foi viabilizada com a participação do ECI na FAUBAI – a Associação Brasileira para a Educação Internacional.
O ECI dá as boas-vindas à nova integrante da equipe, Harumy Aono, que irá auxiliar o escritório trabalhando junto do Grupo de Comunicação, auxiliando na divulgação das atividades realizadas pelo escritório.
A Profa. Dra. Fabiana Andrade Machado foi contemplada no Edital “Sport Science - Research Grant” vinculado à Badminton World Federation (BWF) para desenvolver o projeto de pesquisa intitulado “Influence of notational and temporal variables on physical performance and physiological responses in elite Badminton athletes during national championship: differences between genders and disciplines”. Fazem parte da equipe de trabalho o aluno de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação Física UEM/UEL Gabriel Henrique Ornaghi de Araújo, os docentes do DEF Cecília Segabinazi Peserico e Paulo Victor Mezzaroba, a Profa. Dra. Layla Maria Campos Aburachid (Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT) e o Prof. Dr. Fabio Yuzo Nakamura (Universidade da Maia – Porto, Portugal). Os resultados do projeto contribuirão com a pesquisa científica na área da Ciência do Esporte, com o desenvolvimento da modalidade no Brasil consolidando as parcerias entre pesquisadores de diferentes universidades e com a Confederação Brasileira de Badminton e Parabadminton (CBBd).
A ação intitulada “Acolhimento e Integração” de alunos Internacionais, é parte das ações idealizadas e desenvolvidas no Projeto de Extensão “A inserção do imigrante em território Maringaense”. Deste modo, e considerando as necessidades dos nossos alunos Internacionais (todos aqueles que não nasceram no Brasil e que desenvolvem alguma atividade na UEM – seja no âmbito do ensino, pesquisa ou extensão) em conhecerem melhor nossa Universidade e nossa Maringá, esta ação ocorre desde o ano letivo de 2020. Geralmente, a cada início de ano letivo são realizados encontros com os alunos que chegam no Brasil tendo como destino Maringá e a UEM, com o intuito de acolhê-los e integrá-los com esse novo local. A cada ano acontece em um formato – seja no número de encontros, quantidade de alunos que frequentam o projeto e disponibilidade da equipe de alunos e alunos extensionistas que atuam com afinco nesta temática. Especificamente no ano letivo de 2024 a ação foi constituída por 10 encontros com rodas de conversa, visitas culturais e compartilhamento de experiências. Foram encontros riquíssimos que promoveram conversas maravilhosas sobre bem-estar, comida, saúde, cultura, lazer e planos futuros. Foram realizados passeios por Maringá, Mudi, Parque do Ingá e em vários momentos houve a oportunidade de compartilhar experiências, conversas sobre as festas nacionais e todas as maravilhas que o Brasil tem a oferecer, mas principalmente, ouvimos os estudantes internacionais, sobre seus países, sonhos e perspectivas futuras no Brasil. Para todos os envolvidos no projeto o sentido construído nesses encontros, além do acolhimento e integração, foi a construção compartilhada de diversos saberes com a possibilidade de conhecer sobre elementos culturais relacionados a diversos países latinos, africanos e caribenhos e também apresentar um pouco do Brasil e sua multiculturalidade, criando um magnífico vínculo profissional e encorajando os alunos Internacionais neste processo de adaptação. Esse trabalho foi idealizado e desenvolvido pela equipe profissional composta pela Professora Regiane Cristina de Souza Fukui do Departamento de Psicologia, pelo Professor Mayckel Barreto do Departamento de Enfermagem, pela Psicóloga Jhainieiry C. F. Ferrett (SESMT) e pelos acadêmicos do curso de Psicologia Ana Paula Gonçalves Alcântara Alves, Carlos Henrique Jurazeki Junior e Sthefanye Akemi Okida Shiraishi.
O ECI esteve presente na Escola de Jovens e Adultos de Maringá, para apresentar as atividades realizadas pela Divisão de Mobilidade, as oportunidades de Internacionalização em Casa (IeC) e, também, as oportunidades promovidas conjuntamente com instituições internacionais. A iniciativa é parte de um projeto de extensão realizado por estudantes de graduação do curso de Administração.
A Divisão de Mobilidade do ECI, por meio do Programa de Tutoria para acolhida e inclusão de estudantes Internacionais, no mês de agosto, selecionou e orientou 12 estudantes locais para acompanhar os estudantes internacionais recém chegados. Os tutores darão suporte nas providências acadêmicas e sociais. O objetivo da atividade é tornar a adaptação mais rápida e agradável, além de proporcionar aos tutores a oportunidade de conhecer novas ideias e culturas, considerando a prática da língua estrangeira.
No último mês, dois Acordos Internacionais foram firmados pela UEM. O primeiro em parceria com a Universidad Nacional de Catamarca, da Argentina, e o segundo com a McMaster University, Canadá. Essas parcerias têm como objetivo ampliar as oportunidades para nossos estudantes e professores, fortalecendo os laços acadêmicos e promovendo novas colaborações.
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