A UEM celebrou a chegada de seus novos estudantes internacionais em uma cerimônia no dia 17 de abril, reunindo cerca de 70 pessoas no Auditório dos Conselhos Superiores. O evento marcou o início da jornada acadêmica de 35 calouros e contou com outros estudantes internacionais. Autoridades universitárias, como o Reitor Prof. Dr. Leandro Vanalli e a Vice-Reitora Prof.ª Dr.ª Gisele Mendes de Carvalho, destacaram o compromisso da UEM com a diversidade e a internacionalização. Durante os pronunciamentos o Prof. Dr. Marcio Cassandre, representando o ECI, reforçou a importância dos programas de apoio aos estudantes. O Prof. Dr. Mayckel Barreto deu as boas vindas em nome da Divisão de Mobilidade e enquanto membro do “Projeto Migrações”. Representantes de instituições como a Polícia Federal, Cáritas Maringá e Instituto Abuna também estiveram presentes, demonstrando a rede de suporte disponível. Com um Campus que agora abriga estudantes de cerca de 25 países, a UEM reafirmou seu papel como um espaço de transformação e acolhimento fortalecendo ainda mais as ações de Internacionalização da/na UEM.
A Profa. Dra. Irene Moya-Mata, pesquisadora visitante internacional, realizará por dois meses atividades de intercâmbio científico junto programa ao Programa de Pós-graduação Associação em Educação Física UEM/UEL (PEF). Pela segunda vez, a professora titular da Universidade de Valência, Espanha, vem à UEM para realizar pesquisas e ministrar aulas na Pós-graduação, interagindo com estudantes e docentes do PEF. O plano de trabalho inclui estudos sobre esporte feminino, saúde na escola e análise de livros didáticos. A recepção será feita pela Profa. Dra. Larissa Michelle Lara coordenadora do Grupo de Pesquisa em Corpo, Cultura e Ludicidade, com apoio do Grupo de Estudos do Lazer (GEL).
No dia 26 de março de 2025 o Escritório de Cooperação Internacional (ECI) recebeu a visita dos docentes Profa. Dra. Luz Amelia Hoyos Cuartas (Universidad Pedagógica Nacional - Colômbia), Profa. Lorena Berdula (Universidad Nacional de La Plata - Argentina) e do Prof. Dr. Franklin Castillo Retamal (Universidad Católica del Maule - Chile). Os docentes vieram à Universidade Estadual de Maringá para participar do “VI Seminário Brasileiro de Políticas de Esporte e Lazer”. Os professores foram recebidos pelo Coordenador do ECI, Prof. Dr. Renato Leão Rego e puderam conferir as novas possibilidades disponibilizadas pela UEM para mobilidade acadêmica, incluindo o Intercâmbio Virtual, com a oferta de disciplinas envolvendo alunos dos referidos países. Também foram discutidos os Editais para promover condições favoráveis para a ida de estudantes da UEM à Argentina, ao Chile e à Colômbia. O encontro também marcou a celebração dos 10 anos do Acordo firmado entre a UEM e a Universidad Católica del Maule, uma parceria muito feliz e produtiva a todos os envolvidos.
No dia 27 de março de 2025 o ECI, por meio da Divisão de Internacionalização em Casa (IeC/ECI), participou do Encontro de Formação continuada de Docentes da UEM realizando a Oficina sobre Internacionalização do Currículo (IdC). Participaram da Oficina docentes de diferentes Centros e Departamentos da Universidade, docentes efetivos, colaboradores e especialmente os recém contratados. A Profa. Dra. Fabiana Andrade Machado (IeC) conduziu a Oficina juntamente com o Felipe Lisbôa (ECI) e realizaram atividades práticas que levaram a discussões e reflexões muito profícuas sobre as questões pertinentes à IdC na UEM. Os docentes evidenciaram que as ações de IdC já estão presentes em suas disciplinas, departamentos, programas de pós-graduação e demonstraram grande motivação em otimizar as práticas de Internacionalização da/na UEM. Os participantes também se interessaram pelas demais atividades desenvolvidas pelo ECI com grande curiosidade e entusiasmo em relação às atividades e possibilidades de internacionalização promovidas pelo Escritório.
Entre os dias 19 e 29 de março de 2025 a Dra. Janet Higuti, Coordenadora do Laboratório de Ecologia de Macroinvertebrados/UEM, realizou visita técnica no Laboratório de Hidrobiologia da Universidade Industrial de Santander (UIS), em Bucaramanga, Colômbia, e também participou do projeto de extensão “Taxonomía y Ecología de Ostrácodos”, voltado para estudantes de graduação do semillero de pesquisa em Hidrobiologia da UIS. Durante sua estadia, a Dra. Higuti colaborou na orientação de técnicas de coleta e identificação de Ostrácodos em ambientes aquáticos continentais, participou de atividades de campo na região e discutiu propostas de pesquisa e orientação a estudantes de graduação e pós-graduação.
Entre os dias 01 e 03 de abril de 2025 o ECI participou da Semana de recepção aos Calouros realizando visitas aos Cursos de Graduação em Agronomia, Educação Física e Engenharia Química e também no Curso de Mestrado em Design. Nessas visitas foram apresentados todos os serviços prestados pelo ECI através das suas quatro Divisões, com destaque ao processo de candidaturas internacionais voltadas para alunos de Graduação, cursos de idiomas e atividades referentes ao Intercâmbio Virtual. Em todos os momentos houve grande participação dos ouvintes, reforçando os canais de atendimento para responder às dúvidas que não puderam ser respondidas durante o evento.
No dia 04 de abril de 2025 o Prof. Dr. Márcio Cassandre, representando o Escritório de Cooperação Internacional (ECI/UEM), participou de uma recepção ao Prof. Florian Leitner, da Universidade Humboldt de Berlim (Alemanha). O encontro, realizado no Gabinete da Vice-reitora, Profa. Dra. Gisele Mendes de Carvalho, contou também com a presença dos docentes do Curso de Comunicação e Multimeios, Rodrigo Contijo e Tiago Lucena. A visita do Prof. Leitner ao Brasil faz parte de uma parceria entre a Humboldt-Universität zu Berlin e a Universidade de São Paulo (USP), com apoio do ECI/UEM e do Projeto Cine UEM. Sua passagem pela UEM foi marcante: na quinta-feira (03/04) o professor proferiu a aula inaugural do Curso de Comunicação e Multimeios (CMM) com a palestra "Teatromídia e dramaturgia: explorando a percepção e o pensamento tecnológico", abordando as intersecções entre arte, tecnologia e comunicação. Além do evento acadêmico, durante o encontro no Gabinete da Vice-reitora discutiu-se possíveis colaborações futuras, incluindo a elaboração de projetos conjuntos entre pesquisadores da UEM e o Prof. Leitner, visando fortalecer os laços institucionais e avançar em direção a um futuro Acordo de Cooperação entre as universidades.
O ECI encerrou o processo de seleção de propostas para a Bolsa de Professor Visitante Internacional. Foram contempladas 35 propostas, de todos os centros, atingindo as 42 cotas de Bolsas oferecidas. Os professores visitantes estarão na UEM por um período que varia de 30 a 90 dias e os primeiros chegarão no mês de junho e a maioria estará trabalhando no Campus entre os meses de agosto e outubro. Os professores visitantes são filiados a instituições na França (6), Itália (2), Espanha (3), Portugal (3), Escócia (1), Polônia (1), Bélgica (1), Alemanha (1), Paraguai (1), Chile (1), Cuba (1), Colômbia (1), Equador (2), Estados Unidos (4), Argentina (5) e México (2). As atividades desenvolvidas pelos professores visitantes serão realizadas em espanhol, francês e inglês. Esta foi uma iniciativa do ECI, com apoio da Reitoria e do CAD com recursos próprios da UEM.
A UEM sediou na segunda-feira (14/04) as atividades finais da visita dos professores portugueses António Moreira (Universidade Aberta de Portugal) e Sara Trindade (Universidade do Porto). O destaque do dia foi a palestra "Educação Digital em Rede: desafios emergentes para formação docente", realizada como parte das atividades do Programa de Pós-Graduação em Educação. Esta atividade marcou o encerramento da missão que começou na UEM no dia 08/04, quando os professores participaram de evento organizado pelo NAPI Educação do Futuro. O ECI, representado pelo Prof. Dr. Marcio Cassandre, acompanhou a programação. A expectativa é que esta visita consolide parcerias para futuros Programas de Mobilidade Acadêmica entre a UEM e as instituições portuguesas representadas pelos visitantes.
Na segunda-feira, 14 de abril de 2025, o Projeto de Extensão “A inserção dos imigrantes em território maringaense” (conhecido nas redes sociais como “Projeto Migrações”) realizou o primeiro encontro do semestre. O projeto, composto por uma equipe plural e multidisciplinar, tem como objetivo a integração e acolhimento dos alunos internacionais que chegam à UEM e em Maringá. O encontro consistiu na apresentação dos integrantes sobre o projeto e sua função. Além disso, foi realizada uma dinâmica grupal por parte da equipe, visando a aproximação e o compartilhamento de experiências dos alunos sobre suas vivências. O próximo encontro ocorrerá no dia 28 de abril de 2025 às 17 horas. Todos os estudantes internacionais estão convidados a participar. Para mais informações, acesse o perfil no Instagram: @migracoes.uem
A Profa. Dra. Fabiana Andrade Machado, docente do Departamento de Educação Física (DEF/UEM) e do Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física UEM/UEL, ministrou nos dias 7 e 8 de abril de 2025 aulas no Curso de Master em “Gestão individualizada do Atleta de Motor-esporte” promovido pela Università delgi Studi di Pavia – UniPv (Itália). É a segunda vez consecutiva que a Profa. Fabiana é convidada a participar deste curso de excelência coordenado pelo Prof. Dr. Luca Correale (UniPv) que nesta edição contou com a participação de pesquisadores da Itália, Brasil, Portugal e Estados Unidos. Nesta edição a professora, que é especialista em Fisiologia do Exercício e Treinamento Esportivo, abordou temas inerentes aos princípios do treinamento esportivo com foco na subdivisão do trabalho físico, técnico e tático em relação ao esporte praticado e ao atleta de alto nível. Esta é mais uma ação realizada entre a UEM e a UniPv que possuem Acordo Amplo em vigência.
Até o dia 15/04/2025 esteve aberta aos coordenadores de cursos a possibilidade de ofertar vagas em disciplinas virtuais de Cursos de Graduação e Pós-graduação para estudantes latino-americanos das universidades que integram a Rede PILA. Serão ofertadas 18 disciplinas pelos seguintes cursos:
Graduação em Engenharia de Alimentos;
Graduação em Agronomia;
Graduação em Design;
Pós-graduação em Ciência de Alimentos;
Pós-graduação em Música;
Pós-graduação em Produção Sustentável e Saúde Animal;
Pós-graduação em Engenharia Mecânica;
Pós-graduação em Engenharia Urbana;
Pós-graduação em Zootecnia;
Pós-graduação em Design.
Essa iniciativa fomenta a Internacionalização da/na universidade através da realização de Intercâmbios Virtuais, colocando a UEM no mapa das universidades internacionalizadas em território nacional, além de aumentar a sua visibilidade em territórios internacionais.
Neste ano, pela primeira vez, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) recebe 18 estudantes de pós-graduação vinculados ao Programa Move La América por meio do ECI. Os alunos vêm da Argentina, Bolívia, Colômbia, Cuba, México e Peru, e permanecerão na instituição por períodos que variam de dois a seis meses. As atividades na UEM começaram com as aulas de Português como Língua Adicional (PLA), inicialmente oferecidas na modalidade a distância. As aulas tiveram início no dia 5 de março e, com a chegada da maioria dos estudantes à universidade, passaram a ser ministradas presencialmente. O curso tem como objetivo promover a integração linguística e cultural dos estudantes internacionais, contribuindo para que possam participar de forma mais ativa e autônoma das atividades acadêmicas, científicas e sociais durante sua permanência na UEM. Além de desenvolver habilidades comunicativas em português, o curso busca valorizar a diversidade linguística e cultural dos participantes, promovendo um espaço de trocas, acolhimento e aprendizado mútuo. O Programa Move La América busca apoiar a internacionalização das instituições de ensino superior brasileiras por meio da vinda de estudantes de mestrado e doutorado provenientes de países da América Latina e Caribe. Por meio da concessão de bolsas, o programa permite que esses estudantes realizem estágios, pesquisas, atividades de extensão e disciplinas em Programas de Pós-Graduação (PPG) no Brasil, contribuindo para o fortalecimento dos PPGs e para a criação de um ambiente acadêmico internacional.
No dia 23 de abril de 2025 (terça-feira) às 14h, o aluno de Pós-graduação do Curso de Engenharia de Produção, Luis Miguel Trigos Sánchez, participará de um encontro com a comunidade UNATI. Na ocasião, fará uma breve apresentação sobre o seu país de origem, Peru, e sua cultura.
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) firmou um Acordo de Cooperação Internacional com a Universidad Veracruzana (UV) do México. A UV, uma das mais importantes instituições de ensino superior daquele país, é reconhecida pela excelência acadêmica e pela contribuição significativa nas áreas de Ciências Sociais, Saúde e Artes. Com este novo Acordo, ambas as universidades fortalecerão a colaboração em pesquisa, intercâmbio acadêmico e projetos conjuntos.
We use cookies to improve your experience on our website. By browsing this website, you agree to our use of cookies. Read more about our Privacy Policy.