Newsletter do ECI - Ano 6, n.º 10 Outubro–Dezembro

 
Ano 6, n.º 10
Outubro–Dezembro de 2025
 
 

Comitê “Uma só Saúde” promove evento inaugural com presença do ECI

O coordenador do Escritório de Cooperação Internacional (ECI), Prof. Renato Leão, esteve presente na abertura do evento “Uma só Saúde em Perspectiva: Conexões Globais e Caminhos no Brasil”, organizado pelo Comitê Interdisciplinar “Uma só Saúde”, que envolve oito programas de Pós-graduação da UEM. O evento marca a primeira edição promovida pelo Comitê, reunindo docentes, estudantes e profissionais de diferentes áreas, com o propósito de fortalecer o diálogo interdisciplinar e a integração entre saúde humana, animal, vegetal e ambiental.

 

UEM recebe pesquisador da Yale University para palestra sobre RNAi e nanotecnologia

O Prof. Renato Leão, coordenador do Escritório de Cooperação Internacional (ECI), recepcionou o Prof. Washington Luís da Silva, pesquisador associado da Connecticut Agricultural Experiment Station e docente na Yale University, nos Estados Unidos. Washington Luís da Silva esteve na UEM para falar sobre “O Uso de RNAi e Nanotecnologia no Controle de Patógenos de Plantas” (Leveraging RNAi and Nanotechnology for Plant Pathogen Control), a convite do colega Dauri Tessmann e do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PGA/UEM).

 

Professor da University of North Carolina é recepcionado pelo ECI durante passagem por Maringá

O coordenador do Escritório de Cooperação Internacional (ECI), Prof. Renato Leão, recepcionou o flautista e Professor Tadeu Coelho, docente titular da University of North Carolina, School of the Arts (EUA). O Prof. Coelho realizou um concerto em Maringá e esteve no ECI acompanhado pelo colega Bernhard Fuchs, do Departamento de Música e Artes Cênicas (DMC).

 

Parceria internacional em Zootecnia é fortalecida com visita de docente francês

O ECI recebeu, em 24 de novembro, o professor Sébastien Couvreur, docente da École Supérieure des Agricultures (ESA), instituição conveniada à Universidade Estadual de Maringá (UEM). A visita, realizada na reitoria, consolidou os laços institucionais para o desenvolvimento de pesquisas colaborativas na área de Zootecnia, reafirmando o compromisso da UEM com a internacionalização acadêmica e com a excelência em pesquisa. Durante o encontro, foi ratificado um convênio vigente até 2029 entre a UEM e a ESA, que viabiliza a intensificação de parcerias, intercâmbios de estudantes e docentes, além de oportunidades para a realização de estágios e pesquisas conjuntas entre as duas instituições.

 

Professor da UEM lança livro em visita ao Chile

O Prof. Dr. Vladimir Chaves dos Santos, do Departamento de Filosofia (DFL) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), lançou recentemente o livro intitulado “Ingeniosa razón. La creación del ser humano en Vico” em visita realizada à Pontificia Universidad Católica de Valparaíso (PUCV) – Chile. Esta é mais uma atividade advinda do Convênio firmado entre a UEM e a PUCV.
O Prof. Vladimir destaca que no lançamento do livro, discutiu-se a pertinência da referida obra e das ideias do filósofo em destaque, Giambattista Vico, para a reflexão sobre nossa realidade sul americana, multiétnica e multicultural. 
Em fevereiro de 2026 o Prof. Vladimir realizará uma visita à Itália para promover o lançamento deste livro e de outra obra, como desdobramentos de mais um Convênio de internacionalização muito bem sucedido firmado com a Università degli Studi di Napoli "Federico II”.

Matérias e fotos sobre a publicação do livro disponíveis em: 

 

ECI recebe a visita de representantes da Universidad Católica del Maule, no Chile

Os professores chilenos Pablo Valdés Baldilla, Eugenio N. Merellano Navarro e Jorge L. Méndez Cornejo, da Universidad Católica del Maule (UCM) – Chile, visitaram o Escritório de Cooperação Internacional da Universidade Estadual de Maringá (ECI/UEM) acompanhados do colega do Departamento de Educação Física (DEF), Prof. Giuliano Gomes de Assis Pimentel. A visita teve como objetivo fortalecer a cooperação já existente entre a UEM e a UCM e avançar na implementação de dupla diplomação e cotutela, ampliando oportunidades em uma parceria cuja mobilidade docente e discente já está consolidada.

 

ECI na celebração dos 60 anos do PEC-G

O Escritório de Cooperação Internacional da Universidade Estadual de Maringá (ECI/UEM) esteve presente, em Brasília, na celebração dos 60 anos do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), o maior programa de internacionalização educacional do Brasil. O evento reuniu autoridades e 140 coordenadores de instituições brasileiras para discutir temas como bolsas para estudantes vulneráveis, acolhimento e acompanhamento acadêmico.
Parceira do PEC-G desde a década de 1970, a UEM atualmente recebe 25 estudantes do programa, incluindo 14 matriculados no PEC-PLE. Em 2026, cerca de 40 novos estudantes chegarão à universidade, parte para estudar português antes da graduação e parte para ingressar diretamente em cursos de graduação. O ECI mantém um programa de tutoria e oferece suporte acadêmico, logístico e social, especialmente a estudantes africanos.
Em 2026, também será retomado o PEC-PG, com a universidade recebendo cerca de 100 inscrições de candidatos internacionais, reforçando a importância do programa para a Internacionalização da/na UEM.

 

Programa de Português como Língua Adicional celebra encerramento do semestre

Fotos 1 e 2: Concluintes do Básico I para falantes de espanhol e italiano e Intermediário II.
Foto 3: Concluintes do Básico I.
Foto 4: Concluintes do Básico II.

Nos dias 10 e 11 de dezembro, o Programa de Português como Língua Adicional (PLA), vinculado ao PROINTE (Programa de Integração Estudantil), encerrou suas atividades semestrais com a conclusão de mais quatro turmas. Finalizaram o período letivo as turmas de Básico I para falantes de espanhol e italiano, Básico I, Básico II e Intermediário II, totalizando 47 estudantes concluintes.
Os cursos, destinados a estudantes internacionais da Graduação, da Pós-graduação e também a interessados da comunidade externa, têm como propósito promover o ensino de Português e a integração cultural, facilitando a adaptação acadêmica e social de quem chega ao Brasil. Para celebrar o encerramento das atividades, professores e alunos participaram de uma confraternização, com momentos de trocas e conversas. O encontro reforçou o caráter inclusivo do PLA, que atua como espaço de apoio e integração para estudantes de diferentes países.

 

ECI encerra ciclo de follow-up e avança no Planejamento Estratégico de 2026

No último dia 15 de dezembro de 2025, o Escritório de Cooperação Internacional (ECI) realizou sua última oficina de follow-up do Planejamento Estratégico de 2025, um momento importante para a avaliação dos progressos e o alinhamento das metas. O Planejamento Estratégico tem se consolidado como uma poderosa ferramenta de gestão do Escritório, utilizada para direcionar todos os membros em torno de objetivos comuns e mensuráveis, além de fomentar uma cultura de responsabilidade e foco em resultados. Durante o encontro, a equipe também teve a oportunidade de delinear as primeiras ideias para o Planejamento Estratégico de 2026, antecipando a primeira oficina do novo ciclo, prevista para janeiro, e reforçando o compromisso contínuo do ECI com a excelência e o planejamento a longo prazo.

 

ECI fortalece laços internacionais com novas parcerias estratégicas

Foto: Assessoria de Comunicação Social (ASC/UEM)

O Escritório de Cooperação Internacional (ECI) comunica a consolidação de sua presença no cenário global por meio da participação em diversas redes e programas internacionais. Essas parcerias estratégicas reforçam o compromisso da Universidade Estadual de Maringá (UEM) com a Internacionalização da Educação Superior, promovendo o intercâmbio de conhecimento, a mobilidade acadêmica e a colaboração em pesquisa.

A UEM, por meio do ECI, está ativamente engajada nas seguintes redes e programas:

  • ABRUEM (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais): A associação que representa as universidades estaduais e municipais do Brasil.
  • ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados): A UEM colabora com a ACNUR em iniciativas de apoio a refugiados e na promoção de seus direitos.
  • BraVE (Brazilian Virtual Exchange): Selo de reconhecimento do Programa Brazilian Virtual Exchange (BRaVE), da Associação Brasileira de Educação Internacional – FAUBAI, que qualifica instituições de ensino superior que promovem o Intercâmbio Virtual, permitindo a troca de experiências acadêmicas e culturais entre alunos e professores de diferentes países.
  • Canadá ELAP (Emerging Leaders in the Americas Program): Um programa de bolsas que oferece a estudantes da América Latina e do Caribe a oportunidade de realizar intercâmbio de curta duração no Canadá.
  • Capes Move La América: Uma iniciativa da Capes que visa fortalecer a cooperação acadêmica e a mobilidade de estudantes e pesquisadores na América Latina.
  • Erasmus+: O programa da União Europeia para a educação, formação, juventude e desporto, que apoia a mobilidade e a cooperação entre instituições de ensino superior em todo o mundo.
  • FAUBAI (Associação Brasileira de Educação Internacional): A associação que reúne os gestores de relações internacionais das instituições de ensino superior brasileiras.
  • FAUBAI FARA Nigéria (Forum for Agricultural Research in Africa): Uma parceria que visa promover a colaboração em pesquisa agrícola entre o Brasil e a Nigéria.
  • INILAT (Iniciativa Latino-Americana para a Internacionalização da Educação Superior): Rede que busca fortalecer a Internacionalização da Educação Superior na América Latina.
  • MITACS, no Canadá: Organização de pesquisa sem fins lucrativos que, em parceria com a academia canadense, a indústria privada e o governo, opera programas de pesquisa e treinamento em áreas relacionadas à inovação industrial e social.
  • PILA (Programa de Intercâmbio Acadêmico Latino-Americano): Promove o intercâmbio de estudantes de graduação entre universidades da América Latina.
  • Rede Zicosur Universitário: Grupo de Universidades Públicas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Peru, que vem atuando em programas conjuntos para fortalecer a integração regional acadêmica e, por fim, consolidar o intercâmbio nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.
  • MARCA: Programa de Mobilidade Acadêmica Regional para graduações acreditadas pelo Sistema de Acreditación Regional del MERCOSUR (ARCUSUR).

A participação nessas redes e programas amplia as oportunidades para nossos estudantes, professores e pesquisadores, além de fortalecer a projeção internacional da UEM. O ECI continua trabalhando para expandir ainda mais suas parcerias e consolidar a UEM como uma instituição de referência em Educação Superior no cenário global.

 
 

ECI realiza Jornada de Internacionalização do Currículo (IdC)

No dia 03 de dezembro de 2025, o Escritório de Cooperação Internacional (ECI), por meio da Divisão de Internacionalização em Casa (IeC), realizou a Jornada de Internacionalização do Currículo (IdC). O Evento, que faz parte de um projeto maior que conta com o apoio e suporte da Seti, marcou o início dos trabalhos que serão realizados ao longo do ano de 2026 sob a Assessoria Técnica da Profa. Dra. Carla Camargo Cassol da Silva — especialista em Internacionalização da Educação e sócia-fundadora da Internationalization Hub (iHub).
No período da manhã, no Auditório da Pró-Reitoria de Ensino (PEN) — Bloco C 33, a Profa. Carla Cassol proferiu a palestra intitulada “Estratégias e Desafios para a Internacionalização do Currículo”. O convite foi aberto a todos os docentes da UEM, com transmissão para os campi regionais e estiveram presentes a Exma. Vice-Reitora, Profa. Dra. Gisele Mendes, Pró-reitores, Diretores, Coordenadores de Graduação e Pós-graduação e docentes de todos os centros.
No período da tarde, na Sala 19 do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPA) – Bloco C 23, foi realizado o Grupo Focal “Internacionalização do currículo na UEM: refletir, planejar e agir” que contou com a participação de docentes estratégicos e atuantes em questões relacionadas a Currículos.
A Profa. Carla Cassol também foi recebida pelo Exmo. Reitor Leandro Vanalli que demonstrou o seu apoio ao projeto de Internacionalização do Currículo (IdC) e seus desdobramentos. Esta é mais uma ação efetiva de Internacionalização da/na UEM.

 

ECI recebe Professora Carla Cassol para alinhamento estratégico e planejamento de ações para 2026

Na manhã de 04 de dezembro, a Professora Carla Cassol visitou o Escritório de Cooperação Internacional da Universidade Estadual de Maringá (ECI/UEM), onde se reuniu com a Divisão de Internacionalização em Casa (IeC), Fabiana Andrade Machado e Márcia Samed, além dos gestores Renato Leão, Marcio Cassandre e Lilian Berdu. Durante o encontro, o professor Renato Leão apresentou um panorama das ações do ECI ao longo de seus 27 anos, com destaque para os avanços das últimas gestões. Ele também expôs diagnósticos recentes sobre a Internacionalização, os principais desafios identificados e o planejamento estratégico alinhado à missão, visão e valores do ECI. Na sequência, o professor Marcio Cassandre relatou os resultados da consultoria realizada com o American Council on Education (ACE), considerada um marco para a modernização dos serviços de Internacionalização da/na UEM. Cassandre também apresentou o “Laboratório de Mudanças” e detalhou o processo de reestruturação do ECI, que passou a atuar como órgão suplementar vinculado à Reitoria, incorporando as Divisões de Acordos, Mobilidade, Projetos e Internacionalização em Casa. No período da tarde, a professora Carla Cassol concedeu entrevista à Rádio UEM FM sobre a Jornada de Internacionalização do Currículo. A visita foi encerrada com a definição de um cronograma de trabalho conjunto para o ano letivo de 2026.

Entrevista disponível no link: Internacionalização do Currículo na UEM.

 
 

UEM ganha destaque na Itália com participação de alunas em programa de formação sustentável

A doutoranda Luana Cristina de Oliveira Santos (Letras) e a graduanda Harumy Mariá Aono da Silva (Comunicação e Multimeios) estão realizando mobilidade acadêmica na Università di Foggia, na Itália, por meio do programa Green & Pink for Sustainable Education – GPSEducation, iniciativa internacional que incentiva a formação sustentável, o intercâmbio de conhecimento e o fortalecimento da cooperação entre universidades de diferentes países.
Durante o período na Itália, as estudantes participam de atividades acadêmicas com colegas italianos e de outras nacionalidades e frequentam curso de língua italiana oferecido pela instituição. Elas também apresentaram a UEM e os projetos acadêmicos que desenvolvem na universidade, contribuindo para ampliar a visibilidade e o diálogo institucional em nível internacional.
A participação no programa tem sido uma oportunidade de crescimento acadêmico, cultural e pessoal, ao inserir as estudantes em um ambiente multicultural e em novas perspectivas de ensino, pesquisa e cooperação universitária. Luana e Harumy irão compartilhar suas vivências e aprendizados no 7º Mobility Day, em data ainda a ser definida.

 

Pós-graduando desenvolve pesquisa durante mobilidade na Universidad Nacional de Córdoba

Foto 1: Apresentação no Laboratório de Micologia da UNC e divulgação de oportunidades de mobilidade.
Foto 2: Dique La Quebrada, ponto de amostragem no Río Ceballos.
Foto 3: Equipe de amostragem no Río Ceballos: Dra. Rondolini, Dr. Nouhra e Dr. Scoarize.


Durante a mobilidade acadêmica na tradicional Universidad Nacional de Córdoba (UNC), o discente do Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (PEA), Matheus Maximilian Ratz Scoarize, está desenvolvendo pesquisa sobre fungos aquáticos e colaborando com projetos locais, em parceria com a Dra. Mara Rondolini, pesquisadora da Università di Perugia (Itália), e com o Dr. Eduardo Nouhra, da UNC. “Estudar os impactos de barragens sobre os hifomicetos aquáticos (fungos) aqui na UNC tem sido um grande aprendizado”, relata o estudante. A iniciativa conta com apoio da Fundação Araucária e das parcerias entre o Departamento de Biologia (DBI), o PEA, a Divisão de Captação e Acompanhamento de Recursos (CCR) e a orientadora, Dra. Evanilde Benedito, que viabilizaram a experiência científica na Argentina.

 

Estudante internacional de Enfermagem apresenta trabalho de anatomia no MUDI

O estudante Quedele Beinha Namara, participante do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) e acadêmico do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (UEM), apresentou um trabalho de anatomia no Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI) como parte de um projeto de extensão. A atividade contribuiu para a divulgação científica, incentivou o diálogo entre universidade e comunidade e destacou a participação de estudantes internacionais nas ações acadêmicas da instituição.

 

Mapa de Atividades Internacionais

 
Instagram
Facebook
Website
Our mailing address is:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Escritório de Cooperação Internacional
Avenida Colombo, 5790 - Bloco 123
87020-900
Maringá - Paraná

  • +55 44 3011 4441
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Seg/Sexta: 07h30-11h30/13h30-17h30
© 2025. Powered by Assessoria de Comunicação Social