O coordenador do Escritório de Cooperação Internacional (ECI), Prof. Renato Leão, esteve presente na abertura do evento “Uma só Saúde em Perspectiva: Conexões Globais e Caminhos no Brasil”, organizado pelo Comitê Interdisciplinar “Uma só Saúde”, que envolve oito programas de Pós-graduação da UEM. O evento marca a primeira edição promovida pelo Comitê, reunindo docentes, estudantes e profissionais de diferentes áreas, com o propósito de fortalecer o diálogo interdisciplinar e a integração entre saúde humana, animal, vegetal e ambiental.
O Prof. Renato Leão, coordenador do Escritório de Cooperação Internacional (ECI), recepcionou o Prof. Washington Luís da Silva, pesquisador associado da Connecticut Agricultural Experiment Station e docente na Yale University, nos Estados Unidos. Washington Luís da Silva esteve na UEM para falar sobre “O Uso de RNAi e Nanotecnologia no Controle de Patógenos de Plantas” (Leveraging RNAi and Nanotechnology for Plant Pathogen Control), a convite do colega Dauri Tessmann e do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PGA/UEM).
O coordenador do Escritório de Cooperação Internacional (ECI), Prof. Renato Leão, recepcionou o flautista e Professor Tadeu Coelho, docente titular da University of North Carolina, School of the Arts (EUA). O Prof. Coelho realizou um concerto em Maringá e esteve no ECI acompanhado pelo colega Bernhard Fuchs, do Departamento de Música e Artes Cênicas (DMC).
O ECI recebeu, em 24 de novembro, o professor Sébastien Couvreur, docente da École Supérieure des Agricultures (ESA), instituição conveniada à Universidade Estadual de Maringá (UEM). A visita, realizada na reitoria, consolidou os laços institucionais para o desenvolvimento de pesquisas colaborativas na área de Zootecnia, reafirmando o compromisso da UEM com a internacionalização acadêmica e com a excelência em pesquisa. Durante o encontro, foi ratificado um convênio vigente até 2029 entre a UEM e a ESA, que viabiliza a intensificação de parcerias, intercâmbios de estudantes e docentes, além de oportunidades para a realização de estágios e pesquisas conjuntas entre as duas instituições.
O Prof. Dr. Vladimir Chaves dos Santos, do Departamento de Filosofia (DFL) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), lançou recentemente o livro intitulado “Ingeniosa razón. La creación del ser humano en Vico” em visita realizada à Pontificia Universidad Católica de Valparaíso (PUCV) – Chile. Esta é mais uma atividade advinda do Convênio firmado entre a UEM e a PUCV. O Prof. Vladimir destaca que no lançamento do livro, discutiu-se a pertinência da referida obra e das ideias do filósofo em destaque, Giambattista Vico, para a reflexão sobre nossa realidade sul americana, multiétnica e multicultural. Em fevereiro de 2026 o Prof. Vladimir realizará uma visita à Itália para promover o lançamento deste livro e de outra obra, como desdobramentos de mais um Convênio de internacionalização muito bem sucedido firmado com a Università degli Studi di Napoli "Federico II”.
Matérias e fotos sobre a publicação do livro disponíveis em:
Os professores chilenos Pablo Valdés Baldilla, Eugenio N. Merellano Navarro e Jorge L. Méndez Cornejo, da Universidad Católica del Maule (UCM) – Chile, visitaram o Escritório de Cooperação Internacional da Universidade Estadual de Maringá (ECI/UEM) acompanhados do colega do Departamento de Educação Física (DEF), Prof. Giuliano Gomes de Assis Pimentel. A visita teve como objetivo fortalecer a cooperação já existente entre a UEM e a UCM e avançar na implementação de dupla diplomação e cotutela, ampliando oportunidades em uma parceria cuja mobilidade docente e discente já está consolidada.
O Escritório de Cooperação Internacional da Universidade Estadual de Maringá (ECI/UEM) esteve presente, em Brasília, na celebração dos 60 anos do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), o maior programa de internacionalização educacional do Brasil. O evento reuniu autoridades e 140 coordenadores de instituições brasileiras para discutir temas como bolsas para estudantes vulneráveis, acolhimento e acompanhamento acadêmico. Parceira do PEC-G desde a década de 1970, a UEM atualmente recebe 25 estudantes do programa, incluindo 14 matriculados no PEC-PLE. Em 2026, cerca de 40 novos estudantes chegarão à universidade, parte para estudar português antes da graduação e parte para ingressar diretamente em cursos de graduação. O ECI mantém um programa de tutoria e oferece suporte acadêmico, logístico e social, especialmente a estudantes africanos. Em 2026, também será retomado o PEC-PG, com a universidade recebendo cerca de 100 inscrições de candidatos internacionais, reforçando a importância do programa para a Internacionalização da/na UEM.
Fotos 1 e 2: Concluintes do Básico I para falantes de espanhol e italiano e Intermediário II. Foto 3: Concluintes do Básico I. Foto 4: Concluintes do Básico II.
Nos dias 10 e 11 de dezembro, o Programa de Português como Língua Adicional (PLA), vinculado ao PROINTE (Programa de Integração Estudantil), encerrou suas atividades semestrais com a conclusão de mais quatro turmas. Finalizaram o período letivo as turmas de Básico I para falantes de espanhol e italiano, Básico I, Básico II e Intermediário II, totalizando 47 estudantes concluintes. Os cursos, destinados a estudantes internacionais da Graduação, da Pós-graduação e também a interessados da comunidade externa, têm como propósito promover o ensino de Português e a integração cultural, facilitando a adaptação acadêmica e social de quem chega ao Brasil. Para celebrar o encerramento das atividades, professores e alunos participaram de uma confraternização, com momentos de trocas e conversas. O encontro reforçou o caráter inclusivo do PLA, que atua como espaço de apoio e integração para estudantes de diferentes países.
No último dia 15 de dezembro de 2025, o Escritório de Cooperação Internacional (ECI) realizou sua última oficina de follow-up do Planejamento Estratégico de 2025, um momento importante para a avaliação dos progressos e o alinhamento das metas. O Planejamento Estratégico tem se consolidado como uma poderosa ferramenta de gestão do Escritório, utilizada para direcionar todos os membros em torno de objetivos comuns e mensuráveis, além de fomentar uma cultura de responsabilidade e foco em resultados. Durante o encontro, a equipe também teve a oportunidade de delinear as primeiras ideias para o Planejamento Estratégico de 2026, antecipando a primeira oficina do novo ciclo, prevista para janeiro, e reforçando o compromisso contínuo do ECI com a excelência e o planejamento a longo prazo.
O Escritório de Cooperação Internacional (ECI) comunica a consolidação de sua presença no cenário global por meio da participação em diversas redes e programas internacionais. Essas parcerias estratégicas reforçam o compromisso da Universidade Estadual de Maringá (UEM) com a Internacionalização da Educação Superior, promovendo o intercâmbio de conhecimento, a mobilidade acadêmica e a colaboração em pesquisa.
A UEM, por meio do ECI, está ativamente engajada nas seguintes redes e programas:
ABRUEM (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais): A associação que representa as universidades estaduais e municipais do Brasil.
ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados): A UEM colabora com a ACNUR em iniciativas de apoio a refugiados e na promoção de seus direitos.
BraVE (Brazilian Virtual Exchange): Selo de reconhecimento do Programa Brazilian Virtual Exchange (BRaVE), da Associação Brasileira de Educação Internacional – FAUBAI, que qualifica instituições de ensino superior que promovem o Intercâmbio Virtual, permitindo a troca de experiências acadêmicas e culturais entre alunos e professores de diferentes países.
Canadá ELAP (Emerging Leaders in the Americas Program): Um programa de bolsas que oferece a estudantes da América Latina e do Caribe a oportunidade de realizar intercâmbio de curta duração no Canadá.
Capes Move La América: Uma iniciativa da Capes que visa fortalecer a cooperação acadêmica e a mobilidade de estudantes e pesquisadores na América Latina.
Erasmus+: O programa da União Europeia para a educação, formação, juventude e desporto, que apoia a mobilidade e a cooperação entre instituições de ensino superior em todo o mundo.
FAUBAI (Associação Brasileira de Educação Internacional): A associação que reúne os gestores de relações internacionais das instituições de ensino superior brasileiras.
FAUBAI FARA Nigéria (Forum for Agricultural Research in Africa): Uma parceria que visa promover a colaboração em pesquisa agrícola entre o Brasil e a Nigéria.
INILAT (Iniciativa Latino-Americana para a Internacionalização da Educação Superior): Rede que busca fortalecer a Internacionalização da Educação Superior na América Latina.
MITACS, no Canadá: Organização de pesquisa sem fins lucrativos que, em parceria com a academia canadense, a indústria privada e o governo, opera programas de pesquisa e treinamento em áreas relacionadas à inovação industrial e social.
PILA (Programa de Intercâmbio Acadêmico Latino-Americano): Promove o intercâmbio de estudantes de graduação entre universidades da América Latina.
Rede Zicosur Universitário: Grupo de Universidades Públicas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Peru, que vem atuando em programas conjuntos para fortalecer a integração regional acadêmica e, por fim, consolidar o intercâmbio nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.
MARCA: Programa de Mobilidade Acadêmica Regional para graduações acreditadas pelo Sistema de Acreditación Regional del MERCOSUR (ARCUSUR).
A participação nessas redes e programas amplia as oportunidades para nossos estudantes, professores e pesquisadores, além de fortalecer a projeção internacional da UEM. O ECI continua trabalhando para expandir ainda mais suas parcerias e consolidar a UEM como uma instituição de referência em Educação Superior no cenário global.
No dia 03 de dezembro de 2025, o Escritório de Cooperação Internacional (ECI), por meio da Divisão de Internacionalização em Casa (IeC), realizou a Jornada de Internacionalização do Currículo (IdC). O Evento, que faz parte de um projeto maior que conta com o apoio e suporte da Seti, marcou o início dos trabalhos que serão realizados ao longo do ano de 2026 sob a Assessoria Técnica da Profa. Dra. Carla Camargo Cassol da Silva — especialista em Internacionalização da Educação e sócia-fundadora da Internationalization Hub (iHub). No período da manhã, no Auditório da Pró-Reitoria de Ensino (PEN) — Bloco C 33, a Profa. Carla Cassol proferiu a palestra intitulada “Estratégias e Desafios para a Internacionalização do Currículo”. O convite foi aberto a todos os docentes da UEM, com transmissão para os campi regionais e estiveram presentes a Exma. Vice-Reitora, Profa. Dra. Gisele Mendes, Pró-reitores, Diretores, Coordenadores de Graduação e Pós-graduação e docentes de todos os centros. No período da tarde, na Sala 19 do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPA) – Bloco C 23, foi realizado o Grupo Focal “Internacionalização do currículo na UEM: refletir, planejar e agir” que contou com a participação de docentes estratégicos e atuantes em questões relacionadas a Currículos. A Profa. Carla Cassol também foi recebida pelo Exmo. Reitor Leandro Vanalli que demonstrou o seu apoio ao projeto de Internacionalização do Currículo (IdC) e seus desdobramentos. Esta é mais uma ação efetiva de Internacionalização da/na UEM.
Na manhã de 04 de dezembro, a Professora Carla Cassol visitou o Escritório de Cooperação Internacional da Universidade Estadual de Maringá (ECI/UEM), onde se reuniu com a Divisão de Internacionalização em Casa (IeC), Fabiana Andrade Machado e Márcia Samed, além dos gestores Renato Leão, Marcio Cassandre e Lilian Berdu. Durante o encontro, o professor Renato Leão apresentou um panorama das ações do ECI ao longo de seus 27 anos, com destaque para os avanços das últimas gestões. Ele também expôs diagnósticos recentes sobre a Internacionalização, os principais desafios identificados e o planejamento estratégico alinhado à missão, visão e valores do ECI. Na sequência, o professor Marcio Cassandre relatou os resultados da consultoria realizada com o American Council on Education (ACE), considerada um marco para a modernização dos serviços de Internacionalização da/na UEM. Cassandre também apresentou o “Laboratório de Mudanças” e detalhou o processo de reestruturação do ECI, que passou a atuar como órgão suplementar vinculado à Reitoria, incorporando as Divisões de Acordos, Mobilidade, Projetos e Internacionalização em Casa. No período da tarde, a professora Carla Cassol concedeu entrevista à Rádio UEM FM sobre a Jornada de Internacionalização do Currículo. A visita foi encerrada com a definição de um cronograma de trabalho conjunto para o ano letivo de 2026.
A doutoranda Luana Cristina de Oliveira Santos (Letras) e a graduanda Harumy Mariá Aono da Silva (Comunicação e Multimeios) estão realizando mobilidade acadêmica na Università di Foggia, na Itália, por meio do programa Green & Pink for Sustainable Education – GPSEducation, iniciativa internacional que incentiva a formação sustentável, o intercâmbio de conhecimento e o fortalecimento da cooperação entre universidades de diferentes países. Durante o período na Itália, as estudantes participam de atividades acadêmicas com colegas italianos e de outras nacionalidades e frequentam curso de língua italiana oferecido pela instituição. Elas também apresentaram a UEM e os projetos acadêmicos que desenvolvem na universidade, contribuindo para ampliar a visibilidade e o diálogo institucional em nível internacional. A participação no programa tem sido uma oportunidade de crescimento acadêmico, cultural e pessoal, ao inserir as estudantes em um ambiente multicultural e em novas perspectivas de ensino, pesquisa e cooperação universitária. Luana e Harumy irão compartilhar suas vivências e aprendizados no 7º Mobility Day, em data ainda a ser definida.
Foto 1: Apresentação no Laboratório de Micologia da UNC e divulgação de oportunidades de mobilidade. Foto 2: Dique La Quebrada, ponto de amostragem no Río Ceballos. Foto 3: Equipe de amostragem no Río Ceballos: Dra. Rondolini, Dr. Nouhra e Dr. Scoarize.
Durante a mobilidade acadêmica na tradicional Universidad Nacional de Córdoba (UNC), o discente do Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (PEA), Matheus Maximilian Ratz Scoarize, está desenvolvendo pesquisa sobre fungos aquáticos e colaborando com projetos locais, em parceria com a Dra. Mara Rondolini, pesquisadora da Università di Perugia (Itália), e com o Dr. Eduardo Nouhra, da UNC. “Estudar os impactos de barragens sobre os hifomicetos aquáticos (fungos) aqui na UNC tem sido um grande aprendizado”, relata o estudante. A iniciativa conta com apoio da Fundação Araucária e das parcerias entre o Departamento de Biologia (DBI), o PEA, a Divisão de Captação e Acompanhamento de Recursos (CCR) e a orientadora, Dra. Evanilde Benedito, que viabilizaram a experiência científica na Argentina.
O estudante Quedele Beinha Namara, participante do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) e acadêmico do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (UEM), apresentou um trabalho de anatomia no Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI) como parte de um projeto de extensão. A atividade contribuiu para a divulgação científica, incentivou o diálogo entre universidade e comunidade e destacou a participação de estudantes internacionais nas ações acadêmicas da instituição.
We use cookies to improve your experience on our website. By browsing this website, you agree to our use of cookies. Read more about our Privacy Policy.