Dando continuidade ao trabalho pré-planejado em dezembro de 2025, o Escritório de Cooperação Internacional da Universidade Estadual de Maringá (ECI/UEM) inicia o seu Planejamento Estratégico para 2026. A primeira oficina do ano dá o pontapé inicial para a definição das metas e objetivos que guiarão o Escritório ao longo do ano, reforçando a busca por resultados consistentes. Este ciclo marca a reta final do planejamento de quatro anos do ECI, e a gestão reafirma seu compromisso de concluir esse período com sucesso, consolidando os avanços e preparando a internacionalização para o futuro.
O Escritório de Cooperação Internacional da Universidade Estadual de Maringá (ECI/UEM) teve dois trabalhos aprovados para apresentação oral no encontro da Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI), que acontecerá em abril, em Florianópolis. Um dos trabalhos trata da Internacionalização da/na UEM (2022–2026), fazendo um balanço das diversas ações do ECI nesse período e do seu impacto na comunidade acadêmica. O outro trabalho aprovado discute a internacionalização em casa e, mais especificamente, as iniciativas para a internacionalização dos currículos da UEM — uma ação pioneira do ECI entre as instituições estaduais de ensino superior do Paraná. Os trabalhos serão apresentados dentro do eixo temático: Strategic approaches to mobility, curriculum, and research collaboration beyond traditional North-South paradigms.
Como mais uma ação de internacionalização da/na Universidade Estadual de Maringá (UEM), o Escritório de Cooperação Internacional (ECI) lança o Painel de Colaboração Internacional com o objetivo de aumentar a visibilidade das atividades de internacionalização e de docentes que atuam nesse cenário. Acessando o Painel, que é trilíngue, será possível conhecer um pouco mais sobre os cursos, as áreas e linhas de investigação, as disciplinas e os docentes da UEM que estão em busca de potenciais parceiros internacionais para realizarem diversas atividades e interação que promovam a internacionalização. O Painel de Colaboração Internacional será atualizado periodicamente com a inserção de mais docentes a partir dos registros de atividades de internacionalização junto ao ECI. Entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e venha fazer parte deste time! Acesse o painel nas versões: em português, espanhol ou inglês.
A primeira edição do Celpe-Bras 2026 já tem seu cronograma definido. O Celpe-Bras é o exame oficial de certificação de proficiência em língua portuguesa para falantes de outras línguas, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). O certificado é amplamente utilizado para ingresso e permanência em instituições de ensino superior no Brasil, além de atender a diferentes exigências acadêmicas e profissionais. As inscrições dos candidatos estarão abertas no período de 24 de fevereiro a 9 de março de 2026. A aplicação das provas ocorrerá entre 28 de abril e 1º de maio de 2026, e a divulgação dos resultados está prevista para 30 de junho de 2026. Nesta edição, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) oferecerá 35 vagas. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial do exame, disponível neste link. Recomenda-se que os(as) candidatos(as) acompanhem atentamente os prazos e se organizem com antecedência para a realização do exame.
Em 2025, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) recebeu professores visitantes internacionais em diversas áreas do conhecimento, fortalecendo a internacionalização em casa e promovendo trocas acadêmicas e culturais significativas. Os docentes visitantes atuaram em todos os centros de ensino da UEM (CCH, CCS, CCA, CCE, CCB, CTC e CSA). Essa abrangência garantiu impacto transversal nas diferentes áreas da universidade. As atividades foram conduzidas em vários idiomas, incluindo espanhol, francês e português, além de combinações linguísticas como português/inglês e espanhol/francês/português. Os visitantes contribuíram com: disciplinas e palestras; elaboração de material didático, escrita de artigos científicos, participação em projetos de pesquisa e extensão, bem como interações informais com a comunidade acadêmica. O Escritório de Cooperação Internacional (ECI) elaborou relatórios com base em uma pesquisa, sob a perspectiva dos professores visitantes e dos seus respectivos anfitriões. Os resultados foram publicados no site do ECI, e estão disponíveis nos links: Relatório professor visitante e Relatório professor anfitrião. De um modo geral, os relatórios evidenciam que o programa de professores visitantes em 2025 demonstrou ser um eixo estratégico para a UEM, promovendo integração internacional, inovação acadêmica e fortalecimento da pesquisa.
No dia 3 de fevereiro de 2026, as preceptoras da Preceptoria de Português como Língua Adicional (PLA – PROINTE), Anna Beatriz Caide e Rafaela Sochodolak, deram início às atividades com a nova turma do PEC-PLE 2026, em um encontro remoto voltado à acolhida e ao primeiro contato com os(as) estudantes. O Programa de Estudantes-Convênio de Português como Língua Estrangeira (PEC-PLE) tem como objetivo preparar estudantes estrangeiros(as) para o exame Celpe-Bras e para sua futura inserção acadêmica e social no Brasil. Embora as aulas presenciais estejam previstas para começar no dia 2 de março, durante o mês de fevereiro serão realizadas aulas remotas, com o intuito de apresentar o funcionamento do curso, antecipar aspectos da vida acadêmica e cultural no Brasil e contribuir para a adaptação e acolhimento dos(as) estudantes. As aulas remotas serão acompanhadas pelos bolsistas do Escritório de Cooperação Internacional (ECI), Philippe Gervais e Nicolas Zarza, e pela pós-graduanda em Letras Camilla Soletti, que atuarão no apoio linguístico e nas traduções necessárias.
A Divisão de Mobilidade da UEM segue com intensa atuação na promoção da internacionalização, reunindo diversas oportunidades acadêmicas e conquistas de nossos estudantes. Confira:
Oportunidades de mobilidade acadêmica
• University of Würzburg (Alemanha) Estão disponíveis oportunidades de mobilidade acadêmica na University of Würzburg, com possibilidade de bolsa de estudos do Centro Universitário da Baviera para América Latina (BAYLAT). A chamada é destinada a estudantes de instituições de ensino superior da América Latina que estejam em semestres avançados de seus cursos.
• Programa ELAP (Canadá) Estão abertas as inscrições para estudos em universidades canadenses, com oferta de bolsas por meio do programa Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP).
Cursos no Brasil ministrados em língua inglesa e que reúnem professores e estudantes internacionais
• São Paulo School of Advanced Science – Fapesp O curso São Paulo School of Advanced Science on Immigration, Environmental Violence and Colonialism: Strategies and Policies for Current Dynamics of Expulsion and Resistance, promovido pela Fapesp, acontecerá no período de 25/07 a 12/08/2026.
• 6th Edition of the Short Term Program – CPS A 6ª edição do Short Term Program, promovida pelo Centro Paula Souza (CPS), ocorrerá de 20 a 31/07/2026, com o tema Artificial Intelligence and Digital Transformation.
Está aberta a chamada para submissão de propostas à bolsa Marie Skłodowska-Curie 2026, da Comunidade Europeia, destinada à mobilidade acadêmica de pesquisadores envolvidos em projetos colaborativos de pesquisa e inovação. As propostas podem envolver pessoas e instituições e incluir tanto pesquisadores de diversos níveis de carreira como também pessoal administrativo ou técnico. Para mais informações, acesse este link.
O estudante de Engenharia de Produção Heitor Guimarães Araújo foi aprovado no Programa Ganhando o Mundo da Ciência, promovido pela Fundação Araucária em parceria com a Université de Technologie de Compiègne (UTC), e se prepara para um período de estudos na França. O estudante conta com a orientação da professora Márcia Samed, do Departamento de Engenharia de Produção (DEP). Ademais, estudantes da UEM participaram do curso intensivo de língua espanhola UCM Spanish Intensive Program – Summer Edition, oferecido pela Universidad Católica del Maule (Chile). O curso aconteceu de 19/01 a 06/02/2026, na modalidade online.
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) mantém parcerias vigentes com 133 universidades e institutos de todo o mundo, em 34 países nos 5 continentes, e está em negociação ativa com outros 20. Além disso, continua investindo na identificação de oportunidades e na assinatura de acordos com universidades e centros de pesquisa de outros países. Novos acordos foram firmados com a Mardin Artuklu Üniversitesi (Turquia), a Universitat de València (Espanha), a Duoc UC (Chile) e a University of Virginia (Estados Unidos). Além desses, o convênio com a Università degli Studi di Parma (Itália) foi renovado.
We use cookies to improve your experience on our website. By browsing this website, you agree to our use of cookies. Read more about our Privacy Policy.