De 5 a 7 de novembro, o ECI realizou a "1ª Jornada de Internacionalização" e o "5º Mobility Day", focados em compartilhar experiências sobre a internacionalização acadêmica. Durante o evento, professores e estudantes discutiram temas como mobilidade acadêmica (presencial e virtual), dupla diplomação e acolhimento de estudantes internacionais. Entre os destaques, a estudante Lowhaynne apresentou o programa de tutoria, enquanto Luana Mazini, recém-chegada da Universidad de Lleida, e Marina Slompo, em mobilidade na UniTrento, relataram suas vivências, despertando grande interesse entre os presentes. O evento também contou com presenças internacionais, como a professora nigeriana Phoebe Ayuba Maisamari e o professor mexicano Domingo Vásquez, além dos estudantes colombianos Isabel Parra e Daniel Cordeiro, e Kawinne Delgado, de Cabo Verde, que representaram os estudantes internacionais da UEM. Em uma tarde de interação, atividades como música, quiz e fotos foram organizadas, com destaque para o painel criado pela pós-graduanda Luana Oliveira. O evento teve a colaboração do professor Antonio Giriboni e da equipe do ECI.
Na "I Jornada de Internacionalização da UEM E 5º Mobility Day", foi realizada uma sessão especial sobre oportunidades de estudo no Japão, organizada pela APAEX (Associação dos Ex-bolsistas Brasil-Japão do Paraná), JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão), Study in Japan, SETI, IEJ e ECI. A programação incluiu uma saudação pré-gravada do Cônsul Geral do Japão no Paraná, Yasuhiro Mitsui, e depoimentos de ex-bolsistas que compartilharam suas experiências de mobilidade. Eles abordaram detalhes e especificidades das principais bolsas de estudo para o Japão, como as oferecidas pelo programa MEXT e pela JICA, proporcionando uma visão abrangente das oportunidades acadêmicas no país.
O coordenador de Cooperação Internacional, Prof. Dr. Renato Leão participou do encontro das universidades paranaenses com representantes de instituições da União Europeia. O encontro aconteceu no mês de outubro e foi promovido pela Fundação Araucária visando o estreitamento das relações entre as instituições de ensino superior paranaenses e universidades europeias. Do lado europeu estavam presentes representantes da União Europeia, da EURAXESS, Alemanha, Suécia, Finlândia, Hungria, Itália, Áustria, França, Espanha e Portugal. Na ocasião, o coordenador do ECI fez uma apresentação com informações sobre a cidade de Maringá e o campus sede da UEM e apresentou dados da instituição (como instalações, serviços, número de alunos de graduação, de pós-graduação, cursos e programas, além de rankings internacionais). Foram apresentados também os Acordos Amplos de Cooperação da UEM com as universidades europeias signatárias, além do número de cotutelas (acordos individuais e temporários), de dupla titulação, de projetos Eramus+ e de atividades colaborativas online (Intercâmbio Virtual), além dos números da mobilidade, tanto inbound quanto outbound, de estudantes e de docentes. Foram ainda apresentadas as áreas de excelência da UEM e suas intenções na parceria futura com a União Europeia. Para tanto, foram apontadas as potencialidades da instituição, bem como os aspectos a serem mitigados da parceria atual UEM-UE e possíveis soluções, como a divulgação e promoção no contexto europeu das instituições de ensino superior do Paraná como destino de estudo e pesquisa.
O Reitor, Prof. Dr. Leandro Vanalli, juntamente com Pró-reitores e Assessores da UEM, participaram do encontro da ABRUEM que foi realizado no mês de outubro na UNITINS, em Palmas. Durante o encontro houve uma reunião dos Assessores Internacionais das instituições estaduais e municipais de ensino superior vinculadas à ABRUEM. Foi apresentado aos reitores indicadores e políticas institucionais de internacionalização das instituições afiliadas. Esta apresentação, realizada por colegas da UNICENTRO, UEL, UENP e UEMS, destacou o trabalho do Escritório de Cooperação Internacional da UEM.
No mês de outubro dois importantes eventos foram realizados na UEM, o “Paraná Faz Ciência” e a Mostra de Profissões. O ECI esteve presente com um stand disponibilizando informações sobre a Internacionalização na universidade e as oportunidades e serviços oferecidos pelo órgão a docentes e discentes interessados em atividades internacionais.
O Prof. Dr. Renato Leão, coordenador do ECI, participou de um encontro com representantes e pesquisadores de universidades da Nova Zelândia. O encontro, realizado no mês de outubro, foi promovido pela SETI e estiveram representadas University of Auckland, Massey University, University of Canterbury, AUT University, University of Wellington e University of Otago, com o intuito de estabelecer contato entre pesquisadores de áreas afins. Houve manifestação de interesse da UEM nas áreas de Agronomia, Zootecnia, Engenharia Química e Conforto Ambiental. Em março de 2025, pesquisadores neozelandeses visitarão a UEM a convite da SETI e deverá ser lançado um Edital específico para esta parceria.
O ECI concluiu a mediação para a tradução de Totens informativos em inglês e espanhol para diversos pontos turísticos de Maringá. Ao todo, 20 totens com aproximadamente 2 metros de altura serão instalados pela cidade, contendo informações sobre a história, o nome do ponto turístico e um mapa que identifica e localiza todas as estruturas. Entre os locais que receberão os totens estão a Praça da Catedral de Maringá, Parque do Ingá, Vila Olímpica, Parque do Japão, Bosque 2, Teatro Calil Haddad, o Eixo Monumental, entre outros. A iniciativa é uma parceria com a Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo (SAET), sob demanda da diretora de Turismo, Patrícia Matos Barros Schiavoni, e busca enriquecer a experiência de visitantes estrangeiros na cidade, promovendo acessibilidade e valorização dos pontos turísticos locais.
O professor Marcio Cassandre, representando o ECI, visitou o grupo de pesquisa e extensão GropSystems para discutir oportunidades de internacionalização e na ocasião foi recebido pelo coordenador, professor Silas Maciel de Oliveira. O GropSystems reúne professores e alunos de Agronomia da UEM e dedica-se à experimentação agrícola e soluções para os desafios na agricultura. Na reunião, o Prof. Marcio apresentou oportunidades de mobilidade discente e respondeu dúvidas sobre programas internacionais. O ECI reforça que está disponível para visitar outros grupos e setores da UEM, incentivando a comunidade a explorar novas experiências globais.
O ECI integrou-se à Stevens Initiative para promover o intercâmbio virtual. Representando o ECI, o professor Marcio Cassandre concluiu a quinta edição da Virtual Exchange Academy, encerrada em 24 de outubro de 2024. Esse curso intensivo de seis semanas capacitou educadores e líderes para implementar intercâmbios virtuais, oferecendo fundamentos por meio de leituras, apresentações e atividades em grupo. Agora, o ECI está apto a adotar essa ferramenta para expandir a colaboração global e internacionalização na UEM.
Nos dias 21 e 22 de outubro, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) recebeu os pesquisadores Pierre Gasselin, Christophe Soulard e Adelaide Nascimento, do Instituto Nacional de Pesquisa para Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente (INRAE), da França. A comitiva foi recepcionada pela vice-reitora, Profa. Dra. Gisele Mendes, pelo diretor do ECI, professor Marcio Cassandre e por professores de diversos Programas de Pós-Graduação da UEM. A visita teve como foco discutir e fortalecer a agenda de pesquisa conjunta da UEM com a Rede Agriterris, uma rede de cooperação que une instituições da França, Argentina e Brasil em prol do desenvolvimento territorial sustentável. Nos últimos anos, a colaboração entre pesquisadores do INRAE e da UEM tem promovido importantes atividades de ensino, pesquisa e extensão, especialmente nos temas de sustentabilidade dos sistemas agroalimentares, trabalho agrícola e desenvolvimento territorial. Durante a visita também foi realizado o VI Seminário de Desenvolvimento Territorial, que trouxe discussões sobre inovação e sustentabilidade, reforçando o compromisso da UEM e da Rede Agriterris com o avanço de práticas agrícolas sustentáveis e desenvolvimento regional.
Em novembro o ECI iniciou o primeiro Curso de Capacitação para elaboração de proposta de Intercâmbio Virtual com o objetivo de auxiliar docentes da UEM na elaboração, buscas por parceiros e estruturação de disciplinas a serem ofertadas neste modelo no primeiro semestre letivo de 2025. Os docentes participantes passarão por um período de formação, terão acesso a materiais exclusivos sobre o tema, receberão o suporte do ECI em todas as etapas do processo e serão acompanhados até a conclusão das disciplinas.
O exame do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), foi aplicado na Universidade Estadual de Maringá (UEM) pela segunda vez. As provas foram realizadas nos dias 22 e 23 de outubro, no Instituto de Línguas (ILG), localizado no campus sede da UEM. Nesta segunda edição de 2024, a universidade recebeu 19 participantes. No primeiro dia a avaliação consistiu em um teste escrito, com foco em interpretação de diferentes gêneros textuais; no segundo dia, os candidatos passaram por realizaram uma prova oral individual. O Celpe-Bras é o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros desenvolvido e outorgado pelo Ministério da Educação (MEC), aplicado no Brasil e em outros países com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Trata-se do único certificado brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira oficialmente reconhecido. Internacionalmente, é aceito em empresas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa e, no Brasil, é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação. O exame testa a habilidade de comunicação oral e escrita em Português do Brasil em uma variedade de situações do cotidiano. Por meio de um único exame, são avaliados quatro níveis de proficiência: Intermediário, Intermediário Superior, Avançado e Avançado Superior. Para a próxima edição, que acontecerá em abril de 2025, o número de vagas será incrementado, a fim de atender à crescente demanda local. Para mais informações ou em caso de dúvidas sobre o exame, é possível contatar o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Os professores Regiane Fukui (Departamento de Psicologia) e Mayckel Barreto (Departamento de Enfermagem e ECI) estão conduzindo uma nova etapa do projeto de extensão que promove o acolhimento dos alunos internacionais da/na UEM. Ao total serão quatro encontros que ocorrerão nos dias 04, 11, 18 e 25 de outubro e tratarão de assuntos relativos aos cuidados em saúde, vida no campus, a cidade de Maringá, além de abordar temas como cultura e idioma. Por fim, destaca-se que os acadêmicos participantes e os docentes buscam atender as dúvidas e inquietações dos estudantes internacionais nessa fase de chegada e adaptação.
Em 24 de outubro, a estudante paraguaia Yanine Chamorro, que está em mobilidade no curso de Administração, realizou uma apresentação especial para os estudantes da UNATI. Durante a atividade, Yanine compartilhou aspectos culturais de seu país, abordando temas como as comidas típicas do Paraguai, a língua guarani, o artesanato e outras curiosidades. A apresentação culminou com uma demonstração da dança tradicional paraguaia, conhecida como Dança das Garrafas (Baile de las Botellas, em espanhol).
No mês de outubro foi realizada uma reunião com Haydee Clady Tapia Arape, chefe do Escritório de Cooperação e Relações Internacionais da Universidad Nacional del Altiplano de Puno (Peru), a fim de realizar uma parceria entre essa universidade e a UEM. Já no mês de novembro, foi realizada uma reunião com representantes dos cursos de Economia e Estatística para discutir a possibilidade de oferta de dupla-titulação em seus respectivos cursos com a Universidade da Calábria (Itália). Em 2024 a UEM realizou sua primeira parceria internacional com uma universidade portuguesa, permitindo a dupla-titulação para o curso de Engenharia de Alimentos.
We use cookies to improve your experience on our website. By browsing this website, you agree to our use of cookies. Read more about our Privacy Policy.