A equipe do ECI-UEM teve sete trabalhos aprovados para apresentação no evento FAUBAI 2025, um dos maiores encontros sobre Internacionalização da Educação Superior na América Latina. Os trabalhos organizados e produzidos refletem as experiências e iniciativas das Divisões do ECI, abordando diferentes aspectos da Internacionalização na/da UEM. Os trabalhos destacam as práticas do ECI na promoção de uma internacionalização abrangente, desde a articulação com Programas de Pós-Graduação de excelência até a capacitação de servidores técnicos e a criação de ferramentas de apoio, como o Radar de Editais. A participação na FAUBAI 2025 reforça o compromisso do ECI em compartilhar e aperfeiçoar as estratégias de Internacionalização na/da UEM, contribuindo para o debate e o avanço do Ensino Superior globalizado. Os títulos dos trabalhos aprovados são:
1. A internacionalização de Programas de Pós-graduação de excelência influencia nos cursos de graduação dos respectivos departamentos? 2. O PEC-PLE na Universidade Estadual de Maringá: avanços e desafios no curso de Português como Língua Adicional (PLA) 3. Radar de Editais: uma ferramenta para o apoio e impulsionamento da internacionalização 4. Internacionalização do Currículo na Universidade Estadual de Maringá 5. Perfil pessoal e estudantil de universitários que participaram do Edital de Mobilidade na Universidade Estadual de Maringá 6. Capacitação em Internacionalização para servidores técnicos 7. O reflexo das ações estratégicas do ECI/UEM na relação de Acordos Internacionais com universidades latino-americanas - um recorte entre os anos 2022 e 2024.
O ECI contribuiu com a publicação de oito capítulos no livro "Boas Práticas de Internacionalização: Gestão, Redes e Processos", produzido pela Câmara de Internacionalização da ABRUEM. Os capítulos foram elaborados por membros do ECI com base nas suas atividades e debates sobre a Internacionalização na/da UEM, consolidando a experiência da instituição como referência no tema. Os trabalhos publicados são:
Implementação da metodologia do laboratório de mudança no Escritório de Cooperação Internacional da UEM para internacionalização abrangente, inclusiva e transcultural;
Intercâmbio Virtual como uma estratégia para internacionalizar em casa: iniciativas da Universidade Estadual de Maringá;
Planejamento da comunicação: superando os abismos na conexão entre os diferentes atores no processo de internacionalização institucional;
Tutoria para acolhida e inclusão de estudantes internacionais: relato de uma experiência na Universidade Estadual de Maringá;
Implantação do escritório de projetos como planejamento estratégico para as atividades de Internacionalização da Universidade Estadual de Maringá;
Workshop sobre internacionalização: o compartilhamento de experiências das assessorias de relações internacionais das universidades estaduais do Paraná;
Análise da sinergia e atratividade internacional de projetos da UEM com impacto acadêmico e social, por vinculação às áreas temáticas da SETI;
O Laboratório de Internacionalização na Universidade Estadual de Maringá (UEM-Intlab): um processo participativo para internacionalização abrangente do ensino superior.
O ECI recebeu a visita dos pesquisadores húngaros Lázló Kredics e András Szekeres, acompanhados do professor Dauri Tessmann. Os pesquisadores da Universidade de Szeged atuam nas áreas de microbiologia e química analítica e estão interessados em parceria institucional e trabalho colaborativo com colegas da UEM. Durante os dias de estadia em Maringá, os professores visitaram os laboratórios do COMCAP e puderam interagir com os pesquisadores das áreas afins na UEM.
De 26 a 28 de novembro, Lilian Berdu e Felipe Lisbôa representaram o ECI no I Encontro de Coordenadores do PEC-PLE, realizado em Brasília. O evento, organizado pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), reuniu representantes de universidades, especialistas e autoridades para discutir estratégias e avanços do Programa de Estudantes-Convênio Português como Língua Estrangeira (PEC-PLE). A programação incluiu painéis temáticos, oficinas e momentos de interação, abordando tópicos como integração e Internacionalização do Ensino Superior; boas práticas de acolhimento e preparação para a chegada dos estudantes PEC-PLE; formação docente para o ensino de português como língua adicional e discussões sobre políticas linguísticas e currículo. A participação da UEM neste encontro reforça o compromisso com a Internacionalização e a colaboração em programas que promovem a diversidade cultural e a inclusão acadêmica. O evento também foi uma oportunidade para ampliar redes de contato, explorar alternativas, práticas e métodos utilizados em diferentes instituições e compartilhar experiências na gestão do programa. O Programa de Estudantes-Convênio (PEC) é uma iniciativa promovida pelo Governo Federal, por meio do MEC e do MRE, que busca oferecer oportunidades de formação acadêmica a estudantes estrangeiros de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém Acordos de Cooperação educacional e cultural. Dividido nas modalidades PEC-G , PEC-PG e PEC-PLE o programa visa a inclusão e a capacitação de estudantes internacionais em universidades brasileiras, promovendo o intercâmbio cultural, a Internacionalização do Ensino Superior e o fortalecimento das relações entre os países com os quais o Brasil mantém parcerias culturais e educacionais.
A UEM recebeu a visita de seis rotarianos da Califórnia - EUA que ministraram um curso de extensão voltado à resiliência e saúde mental, promovido pelo Gabinete da Reitoria e pelo ECI. Judy Zulfiqar, Jennifer Loretta, Maryalice Alberg Owings, Carissa Gerry, Dan Hudec, Glen Brock, do Distrito 5330, estiveram acompanhados pela professora aposentada Jussara Perin, do Distrito 4630. Após a apresentação para alunos do curso de Administração, os rotarianos almoçaram no RU e visitaram o HU, acompanhados da professora Gisleine Cavalcanti da Silva. O tradutor residente do ECI, Felipe Lisbôa, acompanhou os visitantes e fez a tradução simultânea do evento.
O ECI recebeu a visita do Prof. Dr. Alexandre Cadilhe, Diretor de Relações Internacionais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Cadilhe esteve na UEM para um evento (da área de Letras) e, na ocasião, visitou o ECI para tratar de diversos assuntos em comum entre as universidades, como o programa PEC-G e PLE do MEC, a mobilidade de estudantes internacionais e a internacionalização das universidades.
No dia 26 de novembro o ECI recebeu a visita do professor Alexandre Santana, do Departamento de Matemática (DMA-UEM) e da professora Elisabeth Gasparin, da Universidad Católica del Norte (UCN), localizada em Antofagasta, Chile. A reunião teve como objetivo discutir possibilidades de futuros projetos de colaboração acadêmica e científica entre as duas instituições. A professora Elisabeth Gasparin também participou de um evento internacional organizado pelo Programa de Pós-graduação em Matemática (PMA-UEM) e teve a oportunidade de apresentar contribuições científicas e dialogar com pesquisadores e alunos da UEM. Durante a visita ao ECI foram discutidas iniciativas para o intercâmbio de estudantes e docentes, além de projetos conjuntos que reforcem o ensino e a pesquisa em Matemática.
No dia 09/12, o ECI realizou sua 4ª Oficina de acompanhamento do planejamento estratégico, encerrando o processo de definição das atividades de 2024. Conduzida pelo professor Marcio Cassandre, a Oficina contou com a participação de todos os membros do ECI, reafirmando o compromisso da equipe com o alinhamento estratégico. Além da conclusão do planejamento de 2024, a Oficina marcou o início do pré-planejamento para 2025. Durante o encontro, a equipe se dedicou à construção coletiva da Missão, Visão e Valores do ECI, que agora servirão como base para as ações futuras. Esse direcionamento conjunto reforça o foco unificado de todos os membros na prestação de serviços do ECI e na sua contribuição para a internacionalização na/da UEM. A 1ª Oficina de Planejamento Estratégico de 2025 está prevista para o início do próximo ano e será fundamentada no pré-planejamento realizado nesta última reunião.
Os estudantes em Mobilidade Miguel Moro, Julius Dezan e Olimpio Sakurai (Hochschule Osnabrück) e Murilo Romagnolli (UTC, França) se encontraram para um momento de lazer e compartilhamento de experiências em solo europeu. “A oportunidade de viver e estudar em outro país é uma experiência única e pessoal para cada indivíduo. Embora existam muitos momentos desafiadores ao enfrentar uma nova vida longe do que nos é familiar, essa vivência é extremamente recompensadora e fundamental para o crescimento pessoal. Além da experiência acadêmica, tive o privilégio de conhecer não somente a cultura alemã de perto, mas também diversas outras culturas globais, convivendo de perto com pessoas de quase todos os cantos do mundo. Essa convivência me permitiu compartilhar momentos, culturas, idiomas, culinárias e experiências enriquecedoras. Sou profundamente grato à UEM e ao ECI por essa oportunidade e incentivo outros estudantes a aproveitarem oportunidades como essa, caso tenham a chance.” - Miguel Moro
A partir de março de 2025, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) acolherá 24 novos estudantes internacionais por meio do Programa de Estudantes Convênio (PEC). Desses, 14 estudantes integrarão o curso de Português como língua estrangeira (PEC-PLE), preparatório para o exame Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros), enquanto os outros 10 estudantes ingressarão em cursos regulares como Biotecnologia, Ciências Biológicas, Zootecnia, Ciências Contábeis, Enfermagem, Engenharia de Produção, Moda, Farmácia e Engenharia Civil. Provenientes de 12 países (Angola, Bolívia, Moçambique, Guiné-Bissau, Cuba, República do Congo, Gana, Gabão, Congo Brazzaville, Nigéria, Paraguai e Guiné-Equatorial) os novos estudantes enriquecerão ainda mais o ambiente multicultural da UEM. O número crescente de estudantes internacionais impulsiona o aprimoramento contínuo das estratégias de acolhimento pela equipe do ECI com o apoio de estudantes tutores e da comunidade acadêmica. A diversidade cultural e a troca de experiências trazidas por esses estudantes promovem a prática de línguas estrangeiras e o intercâmbio cultural, fortalecendo a internacionalização na/da UEM enriquecendo a vivência acadêmica de todos. Na UEM, o aprendizado transcende fronteiras!
Na manhã do dia 06 de dezembro, a estudante de mobilidade Rocio Veronica Ramos, da Universidad de Salta (Argentina) trouxe um pedacinho do seu país para a UNATI. Durante sua apresentação a aluna envolveu os presentes ao falar sobre as belezas naturais e geográficas da Argentina, além de compartilhar curiosidades sobre vinhedos, danças tradicionais e músicas típicas. A coordenadora da UNATI, Terezinha Oliveira, e os participantes fizeram perguntas, trocaram experiências e tornaram o momento ainda mais especial. Para fechar com chave de ouro, o artesão Paulo César realizou o sorteio de quatro peças incríveis feitas por ele, deixando todos animados. Esses encontros com estudantes internacionais são uma forma de conectar a comunidade acadêmica com o mundo e reforçar a importância da internacionalização. Fique de olho nos próximos eventos!
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